Escola Vale do Sol promove projeto solidário para ensinar valores

Tocantins

09.12.2021

Com o objetivo de mostrar o significado do verdadeiro sentido da palavra generosidade, a equipe da Escola Estadual Vale do Sol, de Palmas, promoveu o projeto Vale Solidário, com ações de corte de cabelos, maquiagem, manicure, doações de roupas, calçados e alimentos.

A professora Edilângela Teixeira Cardoso, que leciona as disciplinas Projeto de Vida, Educação Financeira e Iniciação Científica e Pesquisa, explicou que, no momento atual com a crise econômica na qual o país está passando e a pandemia do Covid-19,  é de fundamental importância trabalhar com os estudantes conteúdos que ajudem a refletir sobre o seu papel na sociedade. “Pensamos num projeto no qual os alunos pudessem interagir com a comunidade, realizando ações solidárias. A nossa proposta não é apenas doar materiais, mas usar o coração, no qual os estudantes pudessem fazer doações do seu tempo, de serviços, como ajudar a limpar uma casa ou fazer uma caminhada com alguém”, esclareceu Edilângela.

A professora explicou que as ações de solidariedade são referentes à disciplina Projeto de Vida. Já as atividades relacionadas com a Iniciação científica e pesquisa trabalharam temas como alimentos e plantas naturais que ajudam a aumentar a imunidade. “Além de estudar sobre alimentos naturais, a escola promoveu doações de mudas de plantas e alimentos como mandioca e milho”, ressaltou.

Outro ponto positivo foi o envolvimento de toda a escola com a ação. “Os alunos que estudam a educação financeira, que já trabalham em alguns setores como salões de beleza, ofereceram seus serviços para a escola, como maquiagem, manicure, sobrancelha e corte de cabelo. Os professores doaram os produtos utilizados na maquiagem. Este foi um trabalho muito bonito, que envolveu todas as pessoas da escola”, frisou a professora Edilângela.

A diretora Rosemary Aparecida Tessarin Tinoco esclareceu que o projeto Vale Solidário foi realizado de forma transversal e interdisciplinar e destacou o trabalho de outros professores. “Desde que foi implantada a Escola Jovem em Ação, e por meio do Projeto de Vida, presenciamos que aumentou o sentimento de empreendedorismo solidário, eles passaram a ser protagonistas, ajudando mais as famílias e interagindo mais com a comunidade”, enfatizou.

“A solidariedade é um ato de amor ao próximo e só poderemos demonstrar isso com atitudes e foi isso que a escola propôs. Passamos a ter uma maior preocupação com a sociedade e com o próximo e aprendi que podemos ajudar com gestos de empatia. Essa ação foi muito significativa porque ajudou muitas famílias”, ressaltou a estudante Thamyres Vitória Ribeiro da Silva, 16 anos.

Outra aluna, Thamyla Jordane de Oliveira, 16 anos, também participou do projeto. “A solidariedade é incrível, já tinha participado de outras ações parecidas e me despertou um sentimento muito prazeroso”, afirmou a aluna.

A escola atende a 521 estudantes com o ensino fundamental e médio, com estudantes provenientes de nove comunidades.

Josélia de Lima/Governo do Tocantins