Escolas da Gerência Regional de Educação Recife Sul realizam II Feira de Matemática

Pernambuco

15.05.2019

A Gerência Regional de Educação (GRE) Recife Sul, através da Coordenação Geral de Desenvolvimento da Educação (CGDE), realizou, nesta terça-feira (14), a II Feira de Matemática. A ação envolveu as 85 escolas jurisdicionadas à gerência e homenageou o Dia da Matemática, comemorado no Brasil no último dia 6 de maio.

O objetivo da Gerência Regional com a realização da feira é desmistificar a visão que os estudantes têm com a disciplina de matemática. “Percebemos que o jovem se afasta um pouco da matemática e o que queremos é reaproximá-lo da disciplina, demonstrando que ela faz parte de tarefas simples do dia a dia”, diz a técnica de matemática da GRE, Fabiana Faria.

Na Escola Estadual Senador Novaes Filho, localizada no bairro da Várzea, os estudantes desenvolveram vários jogos, muitos trabalharam o desenvolvimento para o raciocínio lógico. Um desses foi a Trilha Numérica, inspirada nos jogos de tabuleiro, que incentiva o jovem a pensar rápido. “Nosso jogo é composto por perguntas e respostas e cada um que acerta vai subindo uma casa. Com essa dinâmica ficou mais fácil estimular o raciocínio lógico de quem participa, acho que assim contribuímos não só para o nosso aprendizado, mas também para todos que participam do jogo”, relata Karina Monique, 17 anos, do 3º ano. A equipe da estudante também construiu as Argolas Numéricas e o Tabuleiro em Estrela.

Para Emyle Danielle, estudante do 9º ano, participar da feira foi um momento de muito aprendizado. “Essa é a minha primeira feira, estou muito satisfeita com o resultado, acho que abriu a mente de todos sobre a importância da matemática e o quanto ela está presente em nossas vidas”, pontua a estudante que fez seu trabalho sobre a Fórmula de Bhaskara.

A escola também apresentou a I Mostra de Aprendizagens Matemáticas (MAM), vivenciada durante toda a semana na unidade de ensino com palestras, oficinas sobre desafios e jogos matemáticos e apresentação de trabalhos. “O objetivo da feira também foi mostrar que existem outras matemáticas e que dentro das habilidades de cada um é possível trabalhar de uma forma que todos se sintam mais à vontade”, declara a professora Gracivane Pessoa.