Escolas da Rede Estadual conquistam ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia 2022

Maranhão

14.12.2022

Os investimentos em educação no Maranhão têm possibilitado a Escolas da Rede Estadual de Ensino a obtenção de resultados expressivos em competições nacionais. A mais recente conquista foi durante a 35ª Jornada de Foguetes, na 16ª Mostra Brasileira de Foguetes, realizada na última semana, em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, onde os Centros Educa Mais Profª. Maria Pinho (São Luís); Colégio Militar Tiradentes I; Dom Ungarelli (Pinheiro); e CE Deputado Luís Rocha (Santa Helena) conquistaram medalhas de ouro.

A competição é organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), por meio da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e pela MOBFOG, que são as principais competições da área, no país.

A secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira da Silva, recebeu os estudantes do Centro Educa Mais Maria Pinho, e destacou a importância das conquistas dos estudantes do Maranhão em uma competição de nível nacional. “Com alegria que recebemos os estudantes vitoriosos em mais uma competição nacional, e isso reafirma o compromisso do governador Carlos Brandão com a continuidade de ações que dão visibilidade às boas práticas das escolas públicas do Maranhão e protagonizam a juventude”, ressaltou.

O Centro Educa Mais Profª Maria Pinho foi o grande destaque da competição. Além da conquista na categoria do ouro, a escola também foi contemplada com o 1° Lugar na Classificação Geral, entre as 70 equipes participantes de todo o Brasil. Na prova de lançamento de foguetes, ficou em 1° lugar (com o alcance de 310 metros); e 3° lugar (270 metros). Nesta competição, foram 9 medalhas de ouro conquistadas, além de 2 troféus na Categoria Campeão. Em 2019, a escola também conquistou medalha de ouro na MOBFOG.

A equipe do Maria Pinho foi formada pelos professores Sandra Eloi Ferreira e Francino Oliveira Neto e pelos estudantes: Gabriel Vicente Sousa (17 anos), Marcos Vinicius Garcês (17 anos), Iury Kauê Garrido (16 anos), Ghabryel Henrique (18 anos) e Renato Romero (19 anos).

“Queremos agradecer especialmente o governador Carlos Brandão e a secretária de Educação, Leuzinete Pereira, por nos proporcionar esse momento e possibilitar essa conquista, onde diversos estados participaram e o Maranhão obteve um excelente resultado”, agradeceu o estudante Renato Romero.

“Estimular nossos jovens a participar de uma competição como a Jornada Brasileira de Foguetes impulsionam nossas esperanças na construção de um futuro melhor, pois significa desenvolver nos alunos o princípio investigativo e experimental, fomentando a pesquisa científica e o desenvolvimento de futuros pesquisadores em nosso estado”, enfatizou a professora do Centro Educa Mais Profª Maria Pinho, Sandra Eloi.

Mais campeões

O Colégio Militar Tiradentes I também recebeu medalha de ouro na Jornada de Foguetes 2022, com o 2º melhor em lançamento, com 292,9 m. A equipe foi formada pelos estudantes Aline Rebeca Araújo Barroso, Gabrielle Ribeiro Silva, Hanna Carolina Araújo Abreu e o Prof. Sd. PM Uanser Mendonça Ezeanowai (subcoordenador da Olimpíada na Escola).

Outra conquista foi da equipe do CE Deputado Luís Rocha, localizado no município de Santa Helena, composta pelos alunos Marcos Vinícius, Adriele de Jesus e Thiago Amaral, pelo professor Vinícius Sá, e pela gestora adjunta Clélia Regina, teve um excelente resultado na Mostra. Conquistou a medalha de ouro e o troféu de Escola Campeã, na competição de Lançamento de Foguetes, atingindo 198,5m.

“Parabenizamos essa brilhante equipe que representou muito bem a nossa Escola, o munícipio de Santa Helena e o Estado do Maranhão, pois superou todas as dificuldades e adversidades para ir tão longe ganhar a tão sonhada medalha de ouro”, expressou o gestor geral da escola, Jorge Emanuel Meneses.

Ainda na Baixada Maranhense, o Centro de Educa Mais Dom Ungarelli, em Pinheiro, também foi destaque na 16ª MOBFOG. A equipe, formada pelos estudantes Miguel Santana Braga e Matheus Cauã Azevedo Ribeiro, e pelos professores Ataide Alexandre Rodrigues e Danielle Sabor Fróis, conquistou o ouro na categoria Nível 04.

Ao tomar conhecimento da conquista, a direção da escola destacou o empenho da equipe e a importância do incentivo que o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), vem dando à Ciência.

“Aproveitamos para saudar toda a equipe de gestores, professores, técnicos, alunos e todos que participaram diretamente ou indiretamente para a conquista desta importante honraria. Aproveitamos para agradecer ao nosso governador Carlos Brandão, por dar autonomia à nossa secretária Leuzinete Pereira da Silva para incentivar a pesquisa científica no nosso estado”, destacou Ferdinand Ribeiro Borralho, gestor geral da escola.

Fonte: Seduc
Fotos: Antônio Martins
12/12/2022