Escolas da rede estadual de ensino iniciam ano letivo com aula inaugural sobre seus patronos

Maranhão

30.01.2018

Um clima de expectativa e entusiasmo tomou conta de mais de 300 mil estudantes da rede estadual de ensino, com o primeiro dia de aula do ano letivo de 2018, que aconteceu nesta segunda-feira (29). Para muitos alunos, principalmente os do primeiro ano, a curiosidade era conhecer a nova escola, fazer novos amigos.

“Eu vim aqui no ano passado antes da reforma e fiquei triste com o que vi. Mas, agora eu vejo que está muito bonita. E eu espero aprender muito”, disse Grazziela de Padua, do 1º ano, do Centro de Ensino Benedito Leite (Escola Modelo), que foi totalmente reformada e climatizada no ano passado.

A novidade este ano foram as aulas inaugurais realizadas na maioria dos Centros de Ensino. A ação tem base na Lei nº 3.708 de 27 de novembro de 1975, de autoria do então deputado estadual, Sálvio Dino. A lei regulamentada no ano passado pelo Governo do Maranhão determina que, no primeiro dia letivo, todas as escolas deverão realizar aula inaugural com ênfase na vida e obra do patrono de cada unidade de ensino. O objetivo é proporcionar aos alunos um maior conhecimento sobre a vida daqueles, ilustres ou não, que dão nomes às escolas que frequentam, e ao mesmo tempo, preservar a memória e a história.

Na capital e no interior do estado, várias escolas receberam representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que acompanharam a solenidade de boas-vindas aos estudantes.

“Essa aula inaugural é uma forma de apresentar aos alunos que estão chegando a importância da pessoa que dá nome à sua escola, seja ele um intelectual, um político ou uma personalidade local que de alguma forma contribuiu com sua comunidade. É também uma forma de dar boas-vindas aos alunos e demonstrar que estamos preocupados com a qualidade do ensino que ofertamos a eles. Porque esta tem sido uma preocupação constante do governador Flávio Dino, levar educação de qualidade aos estudantes matriculados na rede estadual”, destacou o Secretário Felipe Camarão, que participou da aula inaugural na Escola Modelo, no centro da capital.

Na oportunidade, Felipe Camarão proferiu uma palestra motivacional de boas-vindas aos estudantes e falou sobre o papel da educação na formação da cidadania, destacando a importância de cada um. “A única forma de chegarmos a algum lugar, sem dependermos de favores, é estudando. Estudem para que vocês tenham a possibilidade de serem protagonistas de suas histórias de vida, para que possam escolher onde querem chegar, para que tenham autonomia sobre a vida pessoal e profissional de vocês”, disse.

Ainda na ‘Modelo’, o professor Robson Ruiter, mestre em História, proferiu uma palestra sobre Benedito Pereira Leite, um dos mais influentes políticos maranhenses de todos os tempos. Benedito Leite era natural de Rosário, formou-se em Direito, foi promotor de justiça, deputado. Foi Presidente da Junta Governativa Maranhense, em 1891, governador do Maranhão, entre 1º de março de 1906 e 25 de maio de 1908. E criou a Escola Modelo Benedito Leite, a Escola Normal.

“É muito significativo ver a preocupação do Estado com a vida acadêmica dos nossos alunos, ver o secretário mais próximo, passando lições de motivação, é muito pertinente. A secretaria está perto da comunidade escolar, mostrando todos os esforços que tem sido desprendido para a melhoria da educação no nosso estado”, pontuou Edilene Batalha, gestora geral do C.E. Benedito Leite.

Maria Aragão

Já no C.E. Maria José Aragão, a palestra em homenagem à patronesse da escola foi ministrada pela secretária adjunta de Gestão das Regionais de Educação (Sagre), professora Rosyjane Paula Farias Pinto, que falou aos alunos sobre a importância da pesquisa para a vida escolar.

Rosyjane relatou a história de vida e lutas de Maria Aragão, desde seu momento como professora secundarista no colégio Liceu Maranhense até sua ida para o Rio de Janeiro para estudar e se formar médica, seu grande sonho, passando ainda pela paixão ideológica e política de Maria Aragão. Destacou ainda o trabalho de pesquisa realizado por ela em sua tese de doutorado, intitulada: “Entre a história e a memória: a trajetória de Maria José Camargo Aragão, como médica negra e comunista, em tempos de ditadura militar no Maranhão”.

“É uma oportunidade que nossos estudantes têm de conhecer a vida e obra dessas pessoas que construíram um nome de grande significado para o município, para a comunidade como um todo, para o Maranhão. Você tem a oportunidade de fazer com que cada estudante, ao conhecer essa vida e obra, ressignifique isso de uma forma muito maior, no sentido de valorizar ainda mais essa pessoa e também observar que são homens e mulheres comuns que construíram a sua história, dando um significado no sentido de melhorar a vida de outras pessoas”, enfatizou.

Para o gestor geral, Wilson Chagas, o início das aulas deve ser sempre motivador e estimulante. “Eles vêm cheios de gás, cheios de vontade de rever os colegas, os novatos vêm conhecer as turmas, conhecer esse novo espaço em que eles vão viver. Aqui nós temos sempre a preocupação de receber nossos estudantes da melhor maneira possível. Foi interessante e emocionante para nós”, finaliza Wilson Chagas.

Também realizaram aulas inaugurais alusivas aos patronos das escolas os centros de ensino: Humberto de Campos (Araioses); CE Oliveira Roma (Mata Roma); Odorico Mendes (regional Pinheiro); Cônego Aderson Guimarães Junior (Caxias); Valmir da Paixão Santos (Santa Luzia) e Luís Cheivan (Governador Luíz Rocha), entre outros.