Escolas da rede estadual promovem preparação para o Saese e Saeb

Sergipe

13.10.2021

A mobilização para as provas do Sistema de Avaliação do Estado de Sergipe (Saese) e Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) já começou. As escolas da rede estadual estão promovendo atividades em torno da preparação dos alunos, com a aplicação de simulados e realização de aulões. Informações sobre o dia da aplicação dos questionários e os procedimentos a serem adotados pelas comunidades também têm sido reforçados durante encontros letivos.

 

Localizado no povoado São Mateus, em Gararu, o Centro de Excelência Nelson Rezende de Albuquerque vestiu a camisa da campanha “Bom Pra Minha Escola Bom Pra Mim”, a fim de preparar e incentivar os estudantes do 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio, que vão participar das avaliações. Lá, as atividades aconteceram no último sábado letivo, dia 2, com a aplicação de simulados produzidos por professores, como explicou a diretora da unidade, Elizabete Cristina Sousa Matos.

 

“Essa ação foi pensada para fazer com que o aluno se sinta habituado ao ritmo e conteúdo da prova. Os questionários foram feitos tendo como referência o Saeb, com a mesma quantidade de perguntas. Também fizemos a folha de resposta separada e orientamos como ela deve ser preenchida. É importante que o aluno esteja inteirado de todas essas informações sobre o Saese e o Saeb”, declarou Elizabete Cristina Sousa.

 

A Escola Estadual 8 de Julho, em Aracaju, também utilizou o sábado letivo para mobilizar os alunos, por meio de um aulão preparatório. Segundo a gestora, professora Roberta Brito Lima, cerca de 30 alunos participaram da última ação. “Com o retorno das aulas presenciais, buscamos intensificar essas ações para que o nosso aluno conheça o conteúdo e esteja preparado. Fizemos o primeiro encontro no sábado, 2, com assuntos de Matemática, e no próximo, será sobre Língua Portuguesa”, disse.

 

Saese e Saeb

 

O Saese ocorrerá entre os dias 18 e 29 de outubro, tendo público-alvo alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental das redes públicas estadual e municipais e da 3ª série do Ensino Médio, da rede estadual, que terão seus conhecimentos avaliados por meio de provas com questões de Língua Portuguesa e Matemática. O Saese também vai avaliar nos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental a proficiência leitora com o objetivo de aferir o nível de alfabetização e letramento.

 

Vale destacar que o Saese coletará informações sobre fatores socioeconômicos, de formação docente e de complexidade da gestão, impactos da pandemia no contexto escolar, os quais podem auxiliar na compreensão do desempenho dos estudantes nos testes. Portanto, é imprescindível que professores e diretores estejam presentes nos dias da aplicação.

 

Já o Saeb será aplicado no período de 8 de novembro a 10 de dezembro, para alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental, e para a 3ª série do ensino médio, também por meio de um questionário de Língua Portuguesa e Matemática. Na prova do Saeb, o 2º ano do ensino fundamental será avaliado de forma amostral, com os testes desses mesmos componentes curriculares, e o 9º do ensino fundamental também passará por avaliação amostral com testes de ciências humanas e ciências da natureza.