Escolas da rede estadual realizam mobilização de estudantes para inscrições do ENEM

Bahia

13.07.2021
As escolas da rede estadual estão realizando uma série de ações para garantir as inscrições dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que segue até esta quarta-feira (14), no endereço https://enem.inep.gov.br/participante/#!/, e terão as provas aplicadas nos dias 21 e 28 de setembro. No Colégio Estadual Professora Almerinda Meira do Carmo, em Manoel Vitorino, e Colégio Estadual Paulo Freire, em Jequié, orientações por grupos de WhatsApp e redes sociais, além da disponibilização de computadores com internet nas unidades escolares, estiveram entre as iniciativas realizadas pelas gestões escolares.

A coordenadora pedagógica Meire Mercia Pereira, do Colégio Professora Almerinda Meira do Carmo, ressaltou o planejamento promovido para as inscrições. “Fizemos, desde o início, a mobilização que consiste desde a orientação para a isenção da taxa até ajudar no processo de inscrição e, posteriormente, os reforços para as provas. Trabalhamos nos grupos de Whatsapp, com a participação dos líderes de classe, na produção de cards informativos, áudios e pequenos vídeos. Além de realizarmos o “Plantão pedagógico”, por meio do qual os estudantes agendam a ida à escola para utilizar um computador com internet e ser orientado no momento da inscrição. Tivemos um retorno muito positivo dos alunos”, afirmou.

Para o estudante Saymon Victor Barreto Novaes, do 2º/3º ano do Ensino Médio, a mobilização da escola foi fundamental para a sua inscrição. “Fiquei muito grato, porque estaria impossibilitado de me inscrever no ENEM sem a ajuda e orientação da escola. Realmente, foi muito importante contarmos com este apoio”.

O Colégio Estadual Paulo Freire também utilizou ferramentas virtuais para a mobilização. “As lideranças de classes, os monitores do Mais Estudos e o corpo docente têm evidenciado esforços significativos para que a maioria se inscreva. A gente se apropriou dos ambientes virtuais de aprendizagens adotados no remoto do nosso Colégio, como Instagram, Classroom e WhatsApp, para divulgarmos os cronogramas, esclarecermos possíveis dúvidas e relembrarmos constantemente do período de inscrição. Os cards também foram produzidos para um maior suporte”, explicou Thiana de Souza, coordenadora pedagógica da unidade escolar.

ENEM 100% - O projeto, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado junto à rede escolar, contempla ações de mobilização, considerando o calendário nacional do ENEM, tais como regularização da documentação básica; orientações para o pedido de isenção da taxa de inscrição e para o período das inscrições; disponibilização de plataformas e recursos pedagógicos de parceiros institucionais, para a preparação para as provas; realização de aulas virtuais; e apoio logístico nos dias das provas para estudantes da rede estadual que residem em municípios que não sediam o certame, dentre outras ações ao longo do ano letivo.

Lives - Semanalmente, às segundas, quartas e sextas, sempre às 17h30, o projeto realiza aula virtual com diversas disciplinas. As atividades são transmitidas pela TV Educa Bahia (https://bit.ly/2SKBEQn) e pelo Canal do EMITec no Youtube (https://bit.ly/3yg638a). Veja cronograma das aulas e acesse as apostilas aqui: (https://bit.ly/3htyusE)