Escolas da rede estadual são destaque em projeto que estimula a cidadania e a transformação social

Pernambuco

24.10.2025

Quatro escolas da Rede Estadual foram destaque no III Seminário Nós Propomos! Pernambuco, realizado nesta quinta-feira (23), no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O projeto, originado em Portugal, une educação geográfica, cidadania e inovação, incentivando os estudantes a identificar problemas nas comunidades onde vivem e a propor soluções que contribuam para a melhoria da qualidade de vida local.

O evento fez parte do VII Encontro de Práticas de Ensino de Geografia da UFPE e reuniu alunos e professores para compartilhar os resultados das ações desenvolvidas nas escolas participantes. Representaram a Rede Estadual as Escolas de Referência em Ensino Fundamental Argentina Castelo Branco, de Olinda, e Creusa Barreto Dornelas, do Recife, além das Escolas de Referência em Ensino Fundamental e Médio Barros Carvalho e Joaquim Xavier de Brito, também do Recife. 

Os estudantes apresentaram os trabalhos realizados durante os anos letivos de 2024 e 2025 dentro do projeto Nós Propomos!, que vem consolidando uma rede de jovens mais conscientes e engajados com seus territórios. Durante o seminário, os professores coordenadores das escolas também compartilharam suas experiências e refletiram sobre os impactos do projeto na formação dos estudantes.

Para o professor de Geografia Vicente Natanael, articulador do projeto junto à UFPE, o encontro foi um momento importante de aprendizado e troca de vivências. “O Seminário proporcionou aos estudantes um rico momento de aprendizagem e de partilha. Iniciamos o projeto em 2022 e hoje já contamos com quatro escolas participantes e cerca de 120 estudantes da Educação Básica envolvidos direta e indiretamente”, afirmou.

Projeto Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica é desenvolvido por meio de uma parceria entre a UFPE, através do Laboratório de Ensino de Geografia e Profissionalização Docente, e a Universidade de Lisboa. Em Pernambuco, a iniciativa vem ganhando espaço nas escolas públicas estaduais, promovendo uma educação mais participativa e voltada à realidade dos estudantes.

Na prática, o projeto convida os alunos a observar a própria comunidade, identificar desafios ambientais, sociais ou de infraestrutura e desenvolver propostas de intervenção. O trabalho envolve pesquisa de campo, entrevistas, produção de relatórios e apresentação de soluções que podem ser encaminhadas às autoridades locais e à sociedade civil.

Com essa metodologia, o Nós Propomos! estimula o senso de pertencimento e o exercício da cidadania territorial, transformando o aprendizado em ação e aproximando a escola da comunidade. O projeto se expandiu para vários países da Ibero-América e segue crescendo no Brasil, fortalecendo o compromisso com uma educação mais crítica, conectada e transformadora.