Escolas da rede estadual são premiadas no Programa Aprender Valor

Amazonas

08.08.2025

A Escola Estadual (EE) Irmã Adonai Politi e a professora Patrícia Karla Cerquinho, da Escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Áurea Pinheiro Braga, foram condecoradas na Premiação dos Destaques do Programa Aprender Valor, na quarta-feira (06/08). A premiação integra o 2º evento de Educação Financeira do Banco Central do Brasil, transmitido no Youtube pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

Na ocasião, foram premiadas as iniciativas de maior engajamento no ano de 2024, reconhecendo o trabalho de educadores, escolas e redes de ensino que impulsionam o futuro dos estudantes por meio da educação financeira. A EE Adonai Politi e a professora Patrícia foram condecoradas com certificados, troféus e um prêmio em dinheiro de R$16 mil para escola e R$4,3 mil para a docente.

"O Aprender Valor apresenta projetos que trabalham a educação financeira de forma pedagógica e simples para os alunos. É muito importante para que nossos estudantes conheçam os pilares da educação financeira e comecem a, desde cedo, entender os mecanismos fiscais e financeiros do dia a dia", explicou a professora Patrícia Karla. 

Segundo a gerente da Gerência de Programas e Projetos Complementares (GPPC) e coordenadora estadual do Programa Aprender Valor, Aldenilse Araújo, a Secretaria de Educação aderiu à iniciativa no ano de 2023, inicialmente com a participação de 21 escolas, e em 2024 ampliou para 69 escolas.

“As escolas vencedoras dessas categorias fortalecem o trabalho da divulgação e disseminação da educação financeira. O tema é muito importante, principalmente quando se deseja no futuro uma sociedade com pessoas menos endividadas, por isso, o foco é o estudante”, compartilhou a coordenadora.

 

A Iniciativa

O Programa Aprender Valor é a plataforma oficial do Na Ponta do Lápis, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) para promover a educação financeira, fiscal e previdenciária na educação básica. O programa busca contribuir para que professores, escolas e redes de ensino levem educação financeira a estudantes do Ensino Fundamental de todo o país.
 

O programa busca estimular estudantes e educadores a refletirem sobre o tripé: planejar o uso de recursos, poupar ativamente e usar o crédito de forma responsável. Atendendo os estudantes do Ensino Fundamental, a iniciativa integra as disciplinas curriculares obrigatórias, de acordo com o BNCC e o MEC.

 

TEXTO: Andrya Pietra

FOTO: Divulgação / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar