Escolas da Rede Estadual têm até 31 de julho para aderir ao Programa Aprender Valor do Banco Central

Aprender Valor

23.07.2021

Com o objetivo de estimular o desenvolvimento de competências e habilidades de Educação Financeira e Educação para o Consumo em estudantes das escolas públicas brasileiras, o Banco Central do Brasil, em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd), promove a iniciativa Aprender Valor.

A adesão ocorre por cada Secretaria Municipal ou Estadual da Educação. No caso da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) do Rio Grande do Sul, a adesão já foi realizada. Portanto, os alunos e profissionais estão aptos a participarem e aderirem até o dia 31 de julho.

Para participar do Aprender Valor, a escola precisa confirmar adesão no site https://aprendervalor.caeddigital.net/#!/programa. O acesso à plataforma ocorre via código Inep.

Acesse o passo a passo da inscrição clicando abaixo:

 aprender valor tutorial adesao (.pdf 2,32 MBytes)


Programa Aprender Valor

A inserção da Educação Financeira e da Educação para o Consumo nos currículos escolares, como proposta pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), auxilia no pensamento crítico e consciente de crianças e adolescentes no mundo atual, contribuindo para a constituição da cidadania. Além disso, aproxima o aprendizado escolar da vida prática, contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.

No programa Aprender Valor, a Educação Financeira se efetiva nas escolas de Ensino Fundamental por meio de projetos escolares que integram Educação Financeira a diferentes componentes curriculares.

Esses projetos trazem sequências didáticas com atividades capazes de articular habilidades relacionadas ao planejamento do uso dos recursos, à poupança ativa e ao uso responsável do crédito com conteúdos e habilidades de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências Humanas previstas na BNCC, de modo transversal e integrado.