Escolas promovem ações de acolhimento e conscientização nas entregas de absorventes para estudantes

Santa Catarina

15.06.2022

A entrega mensal de absorventes higiênicos para 64 mil estudantes da rede estadual teve início em abril, contemplando alunas com mais de 10 anos e inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal. A distribuição é feita pelas escolas, que estão aproveitando esse momento importante para criar ações de acolhimento e conscientização sobre pobreza menstrual com os estudantes.

Na EEB Solon Rosa, de Curitibanos, a primeira entrega para as 188 estudantes foi realizada em uma embalagem de papel craft. Já neste segundo mês, 11 profissionais da equipe gestora se mobilizaram para confeccionar uma sacolinha em TNT utilizando uma máquina de costura para que as meninas possam acondicionar os pacotes.

O gestor Daniel Fogaça Ferreira destaca a união da equipe na ação de acolhimento e solidariedade: “O esforço coletivo sempre foi destaque em ações que demandam a comunidade escolar. São atividades que aproximam as pessoas, fortalecem vínculos e ajudam na formação humana, sendo fundamentais para desenvolvimento socioemocional”, salienta.

Além disso, a gestão escolar fez uma parceria com a Unidade de Saúde Municipal de Curitibanos, que enviou os enfermeiros Alexandre Molin e Daniela Becker para realizar palestras para os meninos e meninas tratando a menstruação como um processo natural do corpo feminino.

Daniel destaca que temas relacionados ao processo menstrual já costumam ser abordados cotidianamente na escola pelos professores. “Entretanto, focar em uma ação que evidencie a dignidade menstrual vem a contribuir para a garantia desse direito e, principalmente, para o bem-estar das meninas durante esse período. Isso afeta diretamente as atividades de aprendizagem”.

Absorventes entregues em nécessaire artesanal

As 41 alunas da EEB Walter Probst, de Aurora, foram surpreendidas com a entrega dos absorventes em nécessaires com estampas variadas feitas por uma artesã da cidade. A orientadora educacional Jeane Maria Schmitz Peters afirma que a ideia surgiu após a equipe gestora reconhecer a importância de toda menina ter uma bolsinha para guardar e transportar seus objetos de uso pessoal.

Dessa forma, a escola preparou um momento para a entrega com um ambiente decorado e harmonioso. Antes da entrega, Jeane fez uma fala sobre a importância de manter a higiene e os cuidados, além de dicas de alimentação durante os dias do ciclo menstrual. “Foi um momento muito especial, as alunas se emocionaram e os olhos brilharam pelo carinho. Ficaram empolgadas com o próximo encontro que devemos realizar”.

A segunda professora Janete Terezinha Bezerra Tristão participou da ação. Ela acompanha uma estudante especial do 7º ano e relata que a aluna chorou emocionada com a atitude. ”A apresentação foi muito acolhedora. As meninas que participaram voltaram para as salas felizes da vida por terem recebido o mimo”.

A ideia é que o tema da educação menstrual seja um projeto permanente na escola, com paradas periódicas em todos os turnos para conversar com as 350 estudantes, não apenas as que são beneficiadas com os absorventes.

Jeane explica ainda que percebeu que algumas alunas ficaram envergonhadas de fazer perguntas sobre o tema menstrual. Dessa forma, a escola já disponibilizou uma caixinha para que as meninas possam escrever suas dúvidas, sem necessidade de identificação. Nos próximos encontros ela pretende levar a assistente social e a psicóloga que atuam na Coordenadoria Regional de Educação de Ituporanga, além de convidar profissionais de saúde do posto municipal para abordar temáticas relacionadas à saúde feminina.

Mensagens de autocuidado

Já a equipe gestora da EEB Joaquim Nabuco, de Xanxerê, preparou uma embalagem de papel com uma mensagem de autocuidado para as 50 alunas contempladas pelo projeto. Para esse mês, a mensagem escolhida foi “Você é única e, por isso, tão especial. Cuide-se”.

Outras frases já foram elaboradas para os próximos meses. O kit foi entregue em uma palestra envolvendo todas as alunas da unidade, abordando as principais orientações de higiene. Além disso, a orientadora educacional Marilande de Rocco destaca que foi deixada em cada banheiro uma caixinha com mensagens e alguns absorventes para o período menstrual. “Fizemos isso para deixar as meninas bem confortáveis e para que se sintam acolhidas e respeitadas em um espaço que é delas”.

Ações pedagógicas de combate à pobreza menstrual

De acordo com a Lei Estadual nº 18.308, de dezembro de 2021, que institui o programa de distribuição de absorventes a estudantes da rede estadual, a SED também é responsável por desenvolver ações pedagógicas nas escolas que envolvam os temas do ciclo menstrual, dignidade e pobreza menstrual.

Para isso, o Núcleo de Prevenção às Violências na Escola (NEPRE) da secretaria desenvolveu o projeto “Segue o Fluxo! Absorva essa ideia”, que inclui a construção de um material orientativo para os profissionais da rede, que facilita a compreensão da menstruação como um processo humano e natural. A cartilha está em processo de elaboração e deve ser disponibilizada em breve.

O projeto foi construído pela equipe da Coordenação de Educação em Direitos Humanos e Diversidade (COED), inserida na Gerência de Modalidades e Diversidades Curriculares (GEMDI), vinculada à Diretoria de Ensino (DIEN), da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED).