Escolas distribuem kits de merenda e material impresso para alunos, em todo o Paraná

Educação Integral

12.08.2020

Nesta sexta-feira, dia 14, às 2.143 escolas estaduais do Paraná entregam os kits de merenda para as famílias dos 231 mil alunos beneficiários do Bolsa Família e material impresso  para aqueles estudantes que estão com dificuldade de acesso às plataformas on-line. Essa é a décima primeira edição da entrega dos alimentos e dos conteúdos impressos.

As escolas fazem as entregas simultâneas. Os alunos que retiram material impresso são aqueles possuem dificuldade de acesso ao aplicativo Aula Paraná, Youtube, Google Classroom e que porventura, não tem acesso às aulas transmitidas pela TV aberta.

“Aproveitamos a data da entrega das merendas para também atender os alunos que estão retirando material impresso. Entregamos a eles os conteúdos, tiramos dúvidas e quando necessário fazemos correções de alguns exercícios”, explica a diretora do Colégio Estadual Yvone Pimentel, em Curitiba, Maira Hara.

A entrega faz parte de um dos pilares que a Seed tem se baseado para levar educação a todos neste período de pandemia, é o que explica o Secretário de Educação Renato Feder. “Atuamos por meio de cinco bases, TV aberta, Youtube, Aplicativo Aula Paraná, Google Classroom e material impresso”, afirma.

Kits de merendas - Os kits de merenda são enviados para as escolas por meio do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), e para cada escola vai uma porção correspondente ao número de alunos matriculados. Quando esse recurso chega na escola, o diretor tem a autonomia para preparar os kits e distribuí-los conforme a demanda da comunidade.

Decreto do Governo - A entrega dos kits foi regulamentada pelo Decreto nº 4.316/2020, do Governo do Paraná, e pela Resolução nº 901/2020, da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed), e é feita quinzenalmente em todas as escolas estaduais do Paraná. Os kits são montados com os alimentos que seriam utilizados para a produção da merenda dos alunos da rede, e estão sendo destinados para as famílias em situação de maior vulnerabilidade neste momento.