Escolas e Apaes promovem ações para divulgar a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Tocantins

25.08.2021

As escolas e as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae)  da Diretoria Regional de Educação, Juventude e Esportes (DRE) de Guaraí estão promovendo diversas ações para lembrar a importância da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que está sendo realizada no período de 21 a 28 de agosto.

Em Tabocão, a Apae - Escola Especial Edilson Dutra e a equipe da Escola Estadual Major Juvenal promoveram uma carreata em parceria com a comunidade. O objetivo foi mobilizar toda a sociedade para a importância da inclusão social.

“A carreata foi uma forma de chamar a atenção da sociedade para os direitos das pessoas com deficiência, lembrando que eles têm direitos, deveres e possibilidades de estar inclusos, interagindo em meio à sociedade”, ressaltou a educadora Mariluze Ferreira da Costa Araújo, da Apae.

O autodefensor Silas Ferreira da Silva participou da carreata. “Todos nós, com deficiência, temos o direito de ter uma vida boa, alegre e feliz. E que temos direitos de vivermos uma vida com dignidade e respeito”, frisou. Nos seus depoimentos, Silas destacou, ainda, a importância da mobilização realizada pela Apae, pela escola e comunidade como forma de esclarecer e conscientizar jovens e adultos sobre o respeito que um deve ter para com o outro, independente se é ou não uma pessoa com deficiência.

Colmeia

No município de Colmeia, a Apae aproveitou a ocasião para divulgar textos informativos para as autoridades municipais, como também apresentar o talento dos estudantes. Durante a semana, houve entrevistas na rádio local e entrega de cestas básicas. A programação encerra no próximo dia 28, com uma exposição de artes em um shopping da capital.

Diretoria Regional de Guaraí

“Deficiência intelectual é um transtorno de desenvolvimento que faz com que o indivíduo tenha um nível cognitivo e comportamental muito abaixo do que é esperado para sua idade cronológica. Já a deficiência múltipla é quando pessoas são afetadas em duas ou mais áreas, caracterizando uma associação entre diferentes deficiências, com possibilidades bastante amplas de combinações”, explicou Anacleia Pereira Dutra, assessora da Educação Especial da Diretoria Regional de Guaraí.

As escolas pertencentes à DRE de Guaraí atendem estudantes com deficiência intelectual e múltipla nas salas regulares, com professores auxiliares, e nas salas de recursos multifuncionais, onde os estudantes também recebem o acompanhamento pedagógico individual. Esse trabalho contribui significativamente para a melhoria na qualidade do processo de ensino e aprendizagem dos discentes.

A Diretoria Regional de Guaraí atende oito municípios: Colmeia, Couto Magalhães, Tabocão, Goianorte, Itaporã, Pequizeiro, Presidente Kennedy e Guaraí. E na educação especial contempla cinco Apaes e 19 salas de recursos multifuncionais.

Semana da Pessoa com Deficiência

A Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foi instituída pela Lei n 13.585/2017, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e política para atender esse segmento populacional.