​​Escolas estaduais AL oferecem atividades lúdicas no Dia de Aprender Brincando

Alagoas

24.05.2018

Texto de Ana Carolina Lima

Com o intuito de proporcionar um aprendizado diferente, escolas no mundo inteiro comemoram esta semana o Dia de Aprender Brincando. No Estado de Alagoas, escolas estaduais se inscreveram no movimento que une o brincar e o aprender ao ar livre. As unidades participantes escolheram as atividades com ajuda de seus estudantes.

Lilian Rosateli, supervisora de Práticas Pedagógicas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), declara que a campanha foi apresentada às Escolas Estaduais por meio da Seduc, que incentivou a inscrição e participação das mesmas para que houvesse uma interação das crianças com o mundo físico, vivência de novas experiências e um desenvolvimento de uma aprendizagem com mais sentimento por parte delas.

Inspirados no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual e Trabalho Infantil, o corpo estudantil da Escola Estadual Pedro Joaquim, em Teotônio Vilela, escolheu fazer um trabalho de conscientização sobre abuso sexual e exploração de adolescentes que teve o apoio do Centro de Referência Especializada de Assistência Social.

Fátima Pimentel, diretora da unidade de ensino, relata que a ação começou com uma palestra sobre o tema. Também foram realizadas uma caça ao tesouro e um aulão de ginástica, finalizando com uma caminhada no entorno da escola. Fátima afirma que a ideia das intervenções partiu dos alunos. Segundo ela, o corpo docente selecionou as opções e convidou os palestrantes.

Para a dirigente, o Dia de Aprender Brincando foi uma ótima oportunidade para os estudantes se envolverem ainda mais com as atividades escolares. "Eles ficaram muito animados com o evento e, como as atividades abrangem todas as turmas, ocorreu uma troca maior entre os próprios alunos, além de conhecerem um pouco mais sobre o tema escolhido", conclui.

Junto à comunidade- Na Escola Estadual Edleuza Oliveira da Silva, em São Miguel dos Campos, os educandos também tiveram dinâmicas voltadas ao Dia. De acordo com a diretora Alexsandra Rodrigues, os alunos também ficaram entusiasmados com a possibilidade de participarem de um resgate das brincadeiras de rua, tema escolhido.

A diretora entende que ações como essa apresentam oportunidades de aquisição de autonomia, responsabilidade, que contribuem no processo emancipatório dos estudantes.

"Uma das sugestões dos organizadores da campanha é a participação da comunidade, o convite foi aceito e ela participou ativamente nas mobilizações, houve até procura para voluntariado", descreve. Segundo Alexsandra, a ação reforça a oportunidade de aprendizado diversificado, do desenvolvimento do espírito de voluntariado e troca de experiências, além de envolver ainda mais a comunidade com a escola.