Escolas estaduais alagoanas intensificam preparativos para o Enem

Alagoas

30.04.2018

Texto de Luana Santana

Os estudantes da Escola Estadual Edmilson Pontes, no Farol, tiveram uma tarde diferente nesta sexta-feira (27): eles receberam dicas importantes para obter uma boa nota satisfatória no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ingressarem na universidade.

A diretora Fátima Cavalcante explica que a preparação dos alunos para o Enem tem trazido resultados positivos para a escola. “A ideia do aulão preparatório surgiu de um de nossos professores e tem tido muito êxito”, declara a gestora.

Aulão do Enem / (Fotos: Valdir Rocha)

O professor Wanderson Queiroz Bonfim, que teve a ideia de inserir os aulões preparatórios na unidade, afirma que é sempre proveitoso tanto para o professor quanto para os alunos. Segundo ele, a ideia é que os estudantes tenham contato com professores de outras escolas.

“Esta experiência propicia aos alunos o contato com abordagens e linguagens diferentes daquelas a que ele está acostumado, algo que traz um novo estímulo”, relatou o professor de Língua Portuguesa.

Aproveitamento

Aulão do Enem / (Fotos: Valdir Rocha)

Professora convidada, Marília Agle relatou sua satisfação em participar do aulão e poder contribuir com o preparo dos estudantes da unidade. “Fiquei muito feliz com o retorno dos alunos. É gratificante perceber como são receptivos e participativos. A expectativa é que coloquem em prática tudo o que aprenderam aqui na prova”, salientou a professora de Português, que leciona na Escola Rosalvo Lobo. 

A estudante Débora Vitória se diz ansiosa pelo exame e afirma que a ação de sua escola foi muito proveitosa. “Absorvi bastante conhecimento sobre as possíveis questões do Enem. É uma oportunidade de aperfeiçoar o que já aprendemos na escola e ter um bom desempenho no exame”, disse a estudante que pretende cursar Letras ou Serviço Social.

Aulão do Enem / (Fotos: Valdir Rocha)

Novos aulões

A diretora Fátima Cavalcante informa que serão realizados outros aulões no decorrer do ano. “Hoje tivemos Português, Literatura, Redação e História. O próximo aulão está previsto para a última sexta-feira do mês de maio e será com foco na área de Exatas, inclusive, já convidamos um professor de Matemática do Instituto Federal de Alagoas”, adiantou a gestora.

Solidaridade

Quem também promove aulão especial para o Enem é a Escola Estadual Maria Ivone. Neste sábado (28), na Faculdade Pitágoras, das 8h às 12h30, no Shopping Pátio, os alunos vão participar não só de um aulão, mas de uma ação solidária.

Na ocasião, eles doarão sacos de ração para o Centro de Recuperação Animal Esperança (Crae), organização não governamental que atende mais de 200 cães e gatos em situação de abandono e vulnerabilidade na Alta Maceió.

A ação terá a presença de professores de cursinho. Serão ministradas aulas das disciplinas de História, Sociologia, Matemática e Física.