Escolas estaduais de Natal participam de reunião do Programa Saúde na Escola

Rio Grande do Norte

30.04.2025

Na manhã de hoje (30), gestores das unidades de ensino da rede estadual sediadas em Natal estiveram reunidos em formação do Programa Saúde na Escola (PSE), reforçando o compromisso intersetorial das duas áreas com a promoção da saúde e da educação integral dos estudantes da rede pública. O encontro ocorreu no auditório Angélica Moura, na sede da Secretaria de Estado da Educação do RN (SEEC).

O evento marca mais um passo na pactuação das ações do PSE, iniciativa que integra políticas públicas voltadas a crianças, adolescentes, jovens e adultos, com foco na prevenção e promoção da saúde em ambiente escolar. Instituído em 2007, o programa estabelece a articulação entre as unidades escolares e a Atenção Primária à Saúde, promovendo uma atuação conjunta e permanente nos territórios, como, por exemplo, a campanha de vacinação de estudantes da rede pública de ensino.

Durante o evento, a coordenadora do PSE na SEEC, Maria Felipe de Araújo Lemos, destacou a importância da educação para a transformação social e cultural da comunidade. “O Programa Saúde na Escola é um programa criado no Brasil, mas seu modelo já foi para outros países, na Europa, nos Estados Unidos. Ao integrar saúde e educação, estamos fortalecendo uma rede de cuidado que se estende para além da escola. Essa pactuação é essencial para garantir que nossos estudantes tenham acesso a um ambiente mais saudável, acolhedor e preparado para promover o bem-estar físico e emocional”, afirmou.

A reunião também abordou temas como monitoramento e avaliação das ações do programa, que se tornam cada vez mais estruturantes na cultura da gestão pública. Por meio de ferramentas e indicadores, o acompanhamento das atividades contribui para qualificar intervenções e legitimar os esforços empreendidos pelas equipes das escolas e unidades de saúde.

Nazário Dantas, professor da escola estadual General Dióscoro Vale, compartilhou sua impressão sobre o encontro. “O evento tirou muitas dúvidas que a gente tinha, mostrou outras possibilidades para que nós possamos trabalhar melhor essa parceria e também vai servir para alavancar projetos que vão ser aplicados e formados na escola, com os professores e também os alunos. Fiquei muito satisfeito”, afirmou.

Com a inserção das novas 58 escolas de Natal ao PSE, o estado reafirma o compromisso com uma política pública sólida, que articula ações de forma planejada e compartilhada, promovendo o cuidado com os estudantes e a formação de cidadãos mais conscientes e saudáveis.