Escolas estaduais de Salvador realizam atividades relacionadas à temática do meio ambiente

Bahia

09.06.2022

Os estudantes do Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Escola Parque, localizado no bairro da Caixa D’água, em Salvador, participaram, nesta quarta-feira (8), na própria unidade escolar, da atividade “Cine pipoca”, com a exibição do documentário “O lixo nosso de cada dia”. A ação, que teve o objetivo de conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente, faz parte da programação das escolas em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.

Segundo o estudante Lázaro Conceição, 15, 1º ano do Ensino Médio, o documentário foi esclarecedor. “O documentário passa a mensagem de que não devemos poluir o meio ambiente e que as pessoas precisam se conscientizar, pois os maus costumes podem mudar com pequenas atitudes. Achei muito legal discutir sobre isso com os colegas, depois da exibição”, disse.

Na mesma unidade escolar, também serão realizadas outras atividades, ao longo do mês, como caminhada ecológica e piquenique na área verde da escola. Além disso, o Núcleo de Artes Visuais irá promover uma intervenção no jardim da escola, com a construção do vagão do “Trem da jardinagem” e semeadura de sementes de hortaliças, assim como transplante e plantio de mudas.

No Colégio Estadual Noêmia Rêgo, localizado no bairro de Valéria, também na capital baiana, os estudantes plantaram uma muda de Ipê Roxo na área recreativa da unidade escolar. No mesmo local, eles enterraram uma cápsula com cartas dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, que serão abertas daqui a seis anos, quando os mesmos terão concluído o Ensino Médio e colaborado com a preservação do meio ambiente na escola.

O estudante Gabriel Lima, 15, 9º ano do Ensino Fundamental, parabenizou a iniciativa da escola, que também realizou uma palestra sobre meio ambiente. “São ações importantes que visam conscientizar os alunos sobre a importância de cuidar da natureza, dos animais, dos rios e do planeta de forma geral”, comentou. Jadiel dos Santos, 18, 2º ano do Ensino Médio, também gostou de participar da ação. “Foi muito bom fazer parte do plantio da árvore, pois é apenas um dos feitos que podemos realizar para tornar o nosso mundo melhor”.

O professor Mario Santana, que leciona Geografia no colégio, falou da importância da iniciativa. “Devido ao processo de desmatamento que, a cada ano vem se intensificando no Brasil, é de grande relevância pontuar a situação para que os alunos despertem a responsabilidade ambiental. A atividade, além de tornar o colégio um espaço verde, desperta neles uma preocupação em ter mais áreas arborizadas na cidade”.