Escolas estaduais de tempo integral do Pará garantem protagonismo de estudantes

Pará

01.03.2024

A Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) continua a Formação de Tempo Integral para compartilhar e aprimorar conhecimentos com a qualificação de professores e gestores de escolas que iniciaram a oferta do ensino em tempo integral em 2024. Nesta quarta-feira (28), estudantes e diretores falaram sobre a importância do tempo integral para a formação de estudantes protagonistas.

Um dos estudantes protagonistas da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Oneide de Souza Tavares, em Ananindeua, é Pedro Henrique Oliveira, da 2ª série do Ensino Médio. Diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Pedro destaca o papel fundamental da escola de tempo integral para um aprendizado mais eficaz. “A escola é bem acolhedora. Em uma escola que não tem ensino em tempo integral, a gente tem aula em um certo horário e de uma determinada matéria ou apenas de manhã ou apenas a tarde. Já na Oneide a gente consegue maximizar o aprendizado porque de manhã é mais conteúdo e a tarde trabalhamos aquele conteúdo, na prática e isso com certeza melhora muito o nosso aprendizado”, disse.

Pedro e o irmão, Carlos Henrique Oliveira, conquistaram o segundo lugar na XIV Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto Açaí (MCTIA) no final de 2023, na categoria Biologia Nível Médio e vão viajar para o México representando o Pará com o projeto ‘O hiperfoco do portador de Transtorno do Espectro Autista (TEA): acidentes com peçonhas de serpentes e a medicina popular da Amazônia paraense na ilha de Cotijba’.

A mãe de Pedro e Carlos, Kely Oliveira, conta que o ensino de tempo integral fez total diferença na vida dos filhos, não apenas na melhoria da aprendizagem, mas pela socialização. “Esse é um ponto muito importante, o do olhar da equipe pedagógica da escola que tem essa parceria com a família do aluno. Muitas vezes o Pedro queria desistir, mas tivemos essa parceria e a inclusão realmente ocorreu. No aprendizado, como eles passam o tempo maior na escola, esse processo de socialização foi fundamental para eles, porque é um tempo que ele passa que não é só fechado no ensino tradicional, tem os projetos onde eles são motivados a se incluir com os demais. Essa oportunidade de convivência, principalmente para o Pedro, foi muito significativa”, contou a psicopedagoga.

Para a coordenadora de área de Linguagens e Humanas da Escola Oneide de Souza Tavares, Rosilea Cavalcante, a experiência de trabalhar em uma unidade de tempo integral tem sido enriquecedora para estudantes e servidores. "A partir do momento em que houve essa inserção do ensino integral tudo se renovou dentro da escola. Nós conseguimos entender que o tempo integral é feito por todos os entes envolvidos no processo educacional e, a partir daí, nós vimos a importância dele", contou.

Qualidade de ensino e reconhecimento - Na Escola Estadual de Ensino Médio Abertando Rocha, no distrito de Icoaraci, o ensino de tempo integral gera resultados importantes, como explica o diretor Adaelson Santos. "A Escola Bertano Rocha é uma escola 100% de tempo integral e com isso nós desenvolvemos diversas atividades, projetos e ações pedagógicas, como por exemplo, o projeto Cultura Enem, Café Filosófico, feira vocacional, empoderamento feminino, sarau literário, festival escolar de cultura negra, enfim, são muitas as ações que nós desenvolvemos, mas quero dar destaque ao projeto de empoderamento feminino, que possibilitou a Escola Avertano Rocha receber a comenda da medalha Paulo Frota de Direitos Humanos, por ser uma escola que desenvolve ações educativas para promoção de direitos humanos no Estado Pará", afirmou o gestor. 

Segundo a Coordenadoria de Ensino Técnico Profissional e Integral (CETPI), da Seduc, a implementação do ensino de tempo integral nas escolas valoriza a comunidade escolar e atende expectativas. "A Secretaria de Educação tem dado maior ênfase como um projeto prioritário da implementação das escolas de tempo integral. Essa é uma política de valorização dos alunos, dos professores, do projeto de vida dos alunos, de atender essas expectativas dos alunos também e, dessa forma, nós temos parceiros, como o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação e, desde a semana passada, estamos fazendo as formações. Hoje, a Formação de Tempo Integral foi para escolas de Conceição do Araguaia, Anapu, Altamira, Parauapebas, Dom Eliseu, Ananideua dos pólos 4 e 5, Benevides, Capitão Poço, Mãe do Rio e região das ilhas. E pela quantidade de professores, de diretores e coordenadores pedagógicos, a gente está trabalhando com públicos distintos. Então, a importância é de trazer uma escola de qualidade, que a escola da escola, de fato, aconteça nas escolas, num espaço mais agradável, mais saudável para os alunos, inclusive trazendo a educação inclusiva para dentro das nossas escolas, para que esses alunos, dentro do seu processo de ensino-aprendizagem, consigam definir os seus projetos de vida e trabalhar nos seus sonhos, nas suas expectativas", disse a coordenadora Mari Elisa Almeida. 

 

Texto: Fernanda Cavalcante - Ascom/Seduc