Escolas estaduais estão na reta final de preparação para o Enem 2021

Sergipe

17.11.2021

Diante da chegada do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que se inicia no próximo domingo, 21, as unidades de ensino da Rede Pública Estadual de Educação estão realizando a culminância de atividades de preparação para a prova. O Centro de Excelência Atheneu Sergipense, unidade que oferta o Ensino Médio em Tempo Integral, situada no bairro São José, em Aracaju, por exemplo, realizou na manhã desta quarta-feira, 17, uma revisão final concomitante à aula da saudade, no Teatro Atheneu. 

Estudantes, professores e equipe diretiva vestiram a fantasia de diversas profissões na tentativa de estimular ainda mais aqueles que irão debruçar-se sobre o Enem. Segundo o diretor da unidade, Daniel Lemos, a ação intitulada “Revisa Enem Celebridades” reservou este momento para tranquilizar a todos e desejar uma boa prova, atribuindo à trajetória escolar vivenciada por cada um deles um caminho de descobertas e iniciação da vida adulta. 

“Nossa vontade hoje era de que eles tivessem uma revisão com aula da saudade, tendo a total certeza de que fizeram uma construção até aqui. Então nós fizemos um apanhado histórico da vida das turmas desde a primeira série, quando entraram na escola, até os dias de hoje. Ao ver um pouco dessa trajetória, pretendemos que eles entendam que tudo que vai acontecer faz parte dela. Nossa intenção é mostrar que eles estão fazendo uma construção e que os professores estão aqui para apoiá-los, assim como ex-alunos que gravaram mensagens para todos eles, demonstrando que em todos os anos as turmas passaram por dificuldades de diferentes formas, seja greve, mudança de prédio ou reforma, mas que mantiveram a vontade e o desejo de fazer a prova”, disse Daniel. 

Para o professor Almir Júnior, que leciona Geografia, o momento é de descontração. “Nas últimas duas semanas, nós temos feito uma revisão focando nos assuntos em que eles estão ainda com alguma dúvida, algum ponto inseguro para poder tentar sanar. Estamos solidificando um trabalho que começou no primeiro ano, e já são três anos de preparação que esperamos que tenham êxito agora nessa reta final do Enem. Eu digo a eles que aprendam a levar em consideração que nas dificuldades também podemos crescer e nos reinventar. Passamos por muitos desafios agora nesse período de pandemia, mas  nós tentamos ao máximo como escola pública e, uma escola pública de referência, que vai dar condições de, mesmo com essas dificuldades, os estudantes se prepararem para os seus sonhos por meio da continuidade dos estudos no Ensino Superior e melhor ainda o sonho de preparação para a vida”, comentou o professor Almir. 

A estudante Maryanne dos Santos e jovem protagonista do Atheneu Sergipense pretende se tornar diretora de cinema. Segundo ela, o início dos estudos na unidade propiciou uma transformação. Confesso que quando entrei no Atheneu eu era uma pessoa completamente diferente do que sou hoje. Era muito indecisa e achava que o mais ou menos para mim era o ótimo; que estar na média era suficiente; mas aqui mudei a minha forma de pensar, e os meus sonhos que estavam lá na gaveta, que eu jamais sonharia em realizar ou entender, foram transformando minhas ambições. Eu sou capaz, e mesmo com todo o nervosismo do Enem, o Atheneu sempre está acolhendo e eu me sinto muito segura e decidida do que eu vou fazer. Isso foi primordial para mim e também para todos os alunos aqui do Atheneu”, explicou a garota. 

O sentimento é semelhante ao da estudante Jemima Dantas Santos, que também atuou como jovem protagonista no Atheneu e busca a aprovação em Jornalismo. O contexto de pandemia e as consequências oriundas dela deixaram Jemima com muitas dúvidas. Porém, ela conta que nutriu muita esperança por dias melhores, como o que ocorreu no Teatro Atheneu juntamente com os colegas. “Foi um momento meio duvidoso, mas eu tive muita esperança de voltar e estamos aqui de novo. Eu iniciei na 2ª série aqui no Atheneu quando veio aquele choque de realidade por conta da pandemia, e estar aqui de volta me deixa muito feliz. Nesse pouco tempo nós já vivenciamos tanta coisa, e o Atheneu proporcionou essa alegria. Estou esperançosa de que farei uma boa prova, pois, mesmo com a pandemia atrapalhando um pouco os estudos, a escola deu um suporte legal”, concluiu. 

Assim como o Atheneu Sergipense, as unidades de ensino Gonçalo Rolemberg Leite, no bairro Grageru, e Ofenísia Freire, no bairro Augusto Franco, desenvolveram atividades de revisão, simulados e outras ações visando à preparação para o Enem.