Escolas estaduais levam 15 projetos para a MatExpo-Ufal

Alagoas

17.11.2023

Oito escolas da rede estadual apresentaram projetos na maior exposição de matemática de Alagoas, a MatExpo, que aconteceu na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) entre os dias 13 e 14 de novembro. A premiação da mostra será nesta sexta-feira (17) pela manhã, no auditório da Reitoria da Ufal, no Campus AC Simões.

Tiveram projetos selecionados para a mostra as escolas estaduais Carlos Gomes, de União dos Palmares; Alcides Andrade, de Penedo; Padre Aurélio Góis, de Junqueiro; Deputado Gilvan Barros, de Girau do Ponciano; Guiomar de Almeida Peixoto, Theonilo Gama, Maria Salete de Gusmão e Benedita de Castro Lima, todas de Maceió. Juntas, elas somam 15 trabalhos. A MatExpo é uma das atrações da programação da Matfest, evento promovido pelo Instituto de Matemática da Ufal.

“Este ano comemoramos a vigésima edição da Matfest e tivemos uma inscrição recorde de projetos, 54 ao todo, tendo inclusive a representação de escolas do interior de Alagoas”, conta a coordenadora da Matfest, professora Elaine Silva, do Instituto de Matemática da Ufal.

 

Protagonismo

 

 

A Escola Estadual Carlos Gomes, de União dos Palmares, teve oito projetos selecionados para a MatExpo. Os professores Thayná Ferreira e Bruno Couto falam que os projetos foram escolhidos a partir de uma feira realizada na escola, em setembro. “Promovemos esta feira de matemática e de lá extraímos projetos para a inscrição na MatExpo. Eles amaram a experiência e fizeram ótimas apresentações”, diz Thayná. “Aqui eles estão vivenciando o protagonismo estudantil, pois todos estes projetos foram escolhidos e desenvolvidos por eles, que demonstram aqui o saber adquirido em sala de aula e ainda têm a chance de conhecer a Ufal”, complementa Bruno.

 

Os estudantes também destacaram a importância da participação na Mostra. “Estou muito feliz por estar aqui, pois estamos tendo contato com esse mundo da universidade”, fala Yan Alexandre, que apresentou projeto sobre os códigos da matemática. “Eu e meus colegas fomos a única equipe de 1a série do ensino médio da escola selecionada para a MatExpo e está sendo ótimo conhecer o lugar onde queremos estudar no futuro”, afirma Catharina Bezerra.

 

 

Os projetos, por sinal, abrangiam temáticas diversificadas, o que incluiu desde jogos matemáticos, os mistérios do pi e geometria espacial. “Trouxemos para a MatExpo os projetos de nossa escola que têm tornado o aprendizado de matemática mais interessante”, observa Micaele Almeida.

 

Já Edson Santos e Andressa Sayrone apresentaram trabalhos na área de geometria espacial, com projeções em 2D e 3D da Igreja Matriz de União, da Escola Carlos Gomes e do que seria a Casa dos Sonhos. “Utilizamos o jogo Minecraft para produzir o que seria uma projeção em 2D e 3D da Igreja e da nossa escola. Levamos em média sete dias neste processo”, informa Edson. “A partir dos conceitos de geometria espacial, buscamos produzir uma maquete estrutural do que seria a nossa casa dos sonhos”, explica Andressa.

 

Ana Paula Lins / Ascom Seduc