Escolas estaduais participam de etapa semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa

Alagoas

09.11.2021

Duas escolas da rede estadual representam Alagoas no penúltimo encontro dos semifinalistas da 7ª edição da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa (OLP) Escrevendo o Futuro. Desde a última quarta-feira (03) - e se estendendo até sábado (dia 06) – as escolas estaduais Padre Cabral, de Maceió e Nossa Senhora da Conceição, de Lagoa da Canoa participaram do encontro de semifinalistas da categoria “Documentário” e que ocorre totalmente online. No último dia do evento, serão revelados os finalistas de cada região.

Superando obstáculosa 

Sob a orientação da professora Marilene Rego, a Escola Estadual Padre Cabral se inscreveu com duas produções: uma sobre a Fábrica Carmen, de Fernão Velho (onde a escola está localizada) e sobre os problemas causados pela instabilidade do solo no bairro de Bebedouro.

“Quando começamos a nos preparar para a olimpíada, ainda estávamos no formato remoto de ensino, então trabalhamos com os alunos por meio de slides, mostrando o que é e como se faz um documentário. Fomos avançando até chegar à semifinal”, recorda Marilene que, junto com seus estudantes, está usando o laboratório de informática da Escola Estadual Moreira e Silva para participar dos encontros.

O estudante Denisson Henrique Dias se diz honrado por ser um dos representantes de Alagoas no encontro. “É uma oportunidade grandiosa para nossa equipe. Mesmo com as dificuldades da pandemia, não medimos esforços e decidimos falar sobre o bairro do Bebedouro, mostrar a realidade que estão vivendo os seus antigos moradores e as dificuldades de realocação”, destaca.

roca de experiências

De Lagoa da Canoa, a outra equipe semifinalista - a da Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição – também participa das atividades da categoria Documentário.

“Esse encontro está sendo muito gratificante, pois é um momento de reflexão, aprendizado, troca de experiências e partilha de nossos anseios e conquistas”, avalia a professora Ângela Maria dos Santos, que orienta os alunos.

Uma das alunas sob a sua orientação é a estudante Maria Luísa da Silva Oliveira, que também faz uma avaliação positiva dos encontros. “Conhecemos não só os formadores, mas também outros semifinalistas, com os quais podemos compartilhar nossas impressões e pontos de vista”, conta a aluna da 1ª série do ensino médio.

Semifinalistas

Oito escolas das redes municipais e estadual foram selecionadas para representar Alagoas na etapa semifinal da OLP, cujos encontros acontecem online desde 13 de outubro e prosseguem até 12 de novembro: Escola de Ensino Fundamental Professor Luiz Alberto de Melo, de Arapiraca (categoria Poema, turmas de 5º ano); Escola Municipal Laura Pereira da Silva, de União dos Palmares (categoria Memórias Literárias , turmas de 6º e 7º anos); Escola Municipal de Educação Básica Maria Iraci Teófilo de Castro, de Taquarana , na categoria Crônica (8º e 9º anos); escolas estaduais Padre Cabral, de Maceió e Nossa Senhora da Conceição, de Lagoa da Canoa, na categoria Documentário (1ª e 2ª séries do médio) e as também escolas estaduais Rocha Cavalcanti, de União dos Palmares, Deputado José Medeiros, de Paulo Jacinto e Quintella Cavalcanti, de Arapiraca, na categoria Artigo de Opinião (3ª série do médio).

Até o momento, já foram realizados os encontros das categorias Memórias Literárias, Crônica e Artigo de Opinião – neste último, Alagoas avançou para a etapa nacional, com as escolas estaduais Rocha Cavalcanti, Quintella Cavalcanti e Deputado José Medeiros figurando entre os 16 finalistas de todo o Brasil – e entre os cinco da Região Nordeste.

Resta agora definir os finalistas das categorias Documentário, que serão conhecidos no dia 06 e Poema, cuja divulgação será no dia 12 de novembro.

A etapa nacional, quando a comissão julgadora seleciona os professores e turmas vencedoras das cinco categorias da OLP, ocorre no dia 30. A divulgação e premiação dos vencedores será no dia 10 de dezembro.

Números

Ao todo, 4.929 estudantes dos 102 municípios alagoanos se inscreveram nas cinco categorias do concurso. Em 2021, 1.166 escolas da rede pública de Alagoas efetuaram a inscrição na OLP: 265 da rede estadual, 898 das redes municipais e três do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

O estado ficou entre as sete unidades da federação que conseguiram manter ou superar o número de municípios participantes em relação à edição de 2019 e entre as três – ao lado de Pernambuco e Rio Grande do Norte – que tiveram 100% de adesão de seus municípios.

Alagoas também foi o único estado que conseguiu expandir a participação do número de escolas no concurso. Já, em todo o país, 3.877 municípios realizaram adesão para participar do evento, que representa 70% das redes municipais brasileiras e nas redes estaduais a adesão foi de 100%.

Outro número que aumentou foi o de professores participantes, com 2.905 educadores inscritos, sendo 1.240 para categoria Poema, 1.376 para Memórias Literárias, 1.309 para Crônica, 674 para Documentário e 330 para Artigos de Opinião. Ao lado do Tocantins, o estado foi um dos que conseguiu ampliar o número de inscrições de professores. Em todo o Brasil, foram 59.177 professores inscritos.