Escolas estaduais do Tocantins promovem atividades alusivas à Semana da Alimentação Escolar

Tocantins

27.03.2024

Muitas escolas estaduais estão encerrando, nesta quarta-feira, 27, a culminância das ações alusivas à Semana da Alimentação Escolar, iniciada no dia 25 de março. O evento teve o objetivo de promover conversas, estudos e pesquisas sobre a importância da escola e das famílias adotarem uma alimentação mais saudável e equilibrada. 

Na Escola Estadual Santa Fé, localizada em Palmas, um grupo de acadêmicos do curso de Nutrição da Faculdade Itop, esteve na escola, para ministrar palestras em todas as turmas. Eles abordaram a importância da alimentação saudável, principalmente como fator de prevenção da obesidade. 

A diretora da escola, Luana Pereira de Sousa, explicou que a unidade de ensino produziu uma mostra de produtos como bolo de beterraba, geleia de casca de abacaxi, torta de bananas e diversas frutas. “Trabalhar a alimentação saudável é proporcionar conhecimento que irá refletir no cotidiano e quando há o envolvimento dos estudantes, esse aprendizado se torna mais efetivo”, esclareceu Luana. 

Os alunos, por sua vez, apresentaram os resultados dos seus trabalhos e estudos realizados durante a semana. 

O estudante Gabriel Campos de Oliveira, 18 anos, comentou sobre as atividades. “Trabalhar temas referentes à alimentação saudável na escola é importante porque a partir desse conhecimento aprendemos a fazer boas escolhas e evitar alimentos que prejudiquem a nossa saúde”, contou. 

A aluna Lanna Gabrielly Alves Moraes, 17 anos, também falou sobre suas aprendizagens. “Acho importante trabalhar esse tema porque hoje em dia o acesso a produtos industrializados é intenso, e é importante conhecer o que é saudável para o nosso corpo. Uma alimentação de qualidade, aliada ao esporte, trará benefícios para a saúde”, frisou.

Foco na produção de frutas da região 

No Colégio Estadual Alfredo Nasser, de Porto Alegre do Tocantins, dentre os assuntos estudados pelos alunos estão: a importância de observar e ler os rótulos dos produtos adquiridos e aprender a fazer escolhas mais conscientes com relação à alimentação, principalmente, para manter a saúde. 

No encerramento da semana, a escola contou com a parceria do Grupo Agro Pillati, que ministrou palestras e preparou uma mesa com frutas produzidas na região. Participaram da programação, uma média de 500 pessoas, entre alunos, professores, técnicos e pais.

“Um dos pontos importantes nessa ação foi a palestra, na qual a empresa parceira apresentou os produtos que produz, abordou sobre o manejo desde o plantio, os cuidados, a seleção e a comercialização das frutas. E essa foi uma oportunidade para os estudantes refletirem sobre a vida profissional, a traçarem seus objetivos, fortalecendo o seu Projeto de Vida”, explicou Neri Márcia Rosa Araújo Santos, coordenadora pedagógica. 

“Nesta semana, cresceu a vontade de adquirir conhecimentos em relação à alimentação saudável, além de promover a conscientização sobre os princípios de uma alimentação equilibrada, rica em frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas”, frisou a estudante Maria Moreira Souza, da 2ª série do ensino médio.

Escola destaca o papel do produtor rural 

Na Escola Estadual Deoclides Muniz, de Almas, a culminância da Semana da Alimentação Escolar contou com a presença do nutricionista da escola, João Áquila, que falou sobre a importância do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e do agrônomo do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) de Dianópolis, Robson Santos, que abordou sobre a função do trabalhador rural na produção dos alimentos. 

Entre os temas trabalhados com os estudantes estão o valor nutricional dos alimentos, a interpretação dos rótulos, a importância das frutas e da atividade física para a saúde. 

A escola também promoveu uma pesquisa de aceitabilidade da alimentação escolar ofertada, confecção de frutas em 3D, apresentação sobre os alimentos na Língua Brasileira dos Sinais (Libras) e apresentação de um teatro sobre o papel do nutricionista. 

Os estudantes João Victor e Emylle Vitória ressaltaram a importância da atividade para que os discentes tenham mais consciência sobre a alimentação, a prática das atividades físicas e como a alimentação da escola é preparada e os cuidados exigidos.

 

Joselia de Lima/Governo do Tocantins

Edição: Nubia Daiana Mota/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins