Escolas estaduais promovem diferentes atividades relacionadas ao Mês da Consciência Negra

Bahia

23.11.2022

As escolas da rede estadual de ensino continuam realizando diferentes atividades, durante o mês de novembro, contextualizadas no Dia da Consciência Negra, que é celebrado anualmente no dia 20. A programação envolve oficinas, palestras, seminário e gincana, entre outras ações que abordam temas como racismo, machismo, empoderamento feminino, intolerância religiosa e valorização da cultura do povo negro. 
 
No anexo do Colégio Estadual de Jacobina, localizado no distrito de Caatinga do Moura, em Jacobina, os estudantes participaram, nesta terça-feira (22), da culminância do II Seminário de Literatura e Cultura Negra, que homenageou a cantora Elza Soares. O evento contou com apresentações de dança e teatro, palestra, declamação de poemas, exibição de panfletos antirracistas e leitura de biografias de personalidades negras, entre outras atividades.
 
A estudante Maria Eduarda Pereira, 17, 3º ano do Ensino Médio, falou da importância do seminário. “Tivemos a oportunidade de discutir temas que assolam a nossa sociedade atual, a exemplo do racismo, machismo e vocabulário antirracista. Além disso, conhecemos melhor alguns autores negros brasileiros e, também, mulheres pretas, como a escritora Chimamanda Adichi, através da temática de representatividade negra na atualidade”.

No Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) de Dias D'Ávila, localizado no município de Dias D'Ávila, os estudantes participam, até quarta-feira (23), da Gincana da Consciência Negra. A atividade, que começou na terça-feira (22), teve como tema “Os países africanos relacionados à diáspora africana”. 

Em Salvador, a Escola Estadual Deputado Naomar Alcântara segue promovendo, até o dia 2 de dezembro, a culminância do projeto do Novembro Negro, com o tema “Nossos passos vêm de longe: identidade negra, representatividade e afirmação”. Nesta quarta-feira (23), será realizada uma oficina de música; na quinta (24), haverá a palestra “A importância do ensino da cultura afro-brasileira na formação escolar da população afrodescendente” e oficina de arte negra; no dia 28, o tema abordado será “Juventude negra: protagonismo, resistência e representatividade”. Já nos dias 1º e 2 de dezembro, serão realizadas as apresentações dos trabalhos desenvolvidos nas oficinas.