Escolas Estaduais são destaque na Matexpo-UFAL 2023

Alagoas

21.11.2023

Ana Paula Lins/Ascom Seduc   Fotos: Ana Paula Lins/Ascom Seduc
 

As escolas estaduais Alcides Andrade, de Penedo, e Carlos Gomes, de União dos Palmares, foram destaque na edição 2023 da MatExpo, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), conquistando, respectivamente, ouro e prata no Nível 3, categoria que corresponde ao ensino médio. A premiação ocorreu no último dia 17, no Auditório da Reitoria da Ufal, no Campus A.C Simões, em Maceió.

 

A MatExpo foi uma das atrações da Matfest, encontro promovido pelo Instituto de Matemática da Ufal e que contou com uma vasta programação de palestras, exposições e a realização da MatExpo e da premiação da Olimpíada Alagoana de Matemática (OAM).

 

A MatExpo teve 54 trabalhos de instituições de ensino públicas e privadas inscritos e oito escolas estaduais se fizeram presentes na mostra de matemática escolar com 15 projetos.

 

Descomplicando a trigonometria

Ouro no Nível 3, a Escola Estadual Alcides Andrade foi premiada graças a um projeto que propôs uma forma diferenciada do ensino do ciclo trigonométrico. “Buscamos abordar este tema de uma forma diferente da convencional e que não demanda aparatos tecnológicos. Um projeto que fomentou conhecimento e também o protagonismo estudantil”, resume o professor Dasley de Souza.

 

 

Alunos da 2ª série do ensino médio, Wheslany Mendes e Manoel Acácio Rocha participaram do projeto e destacam a importância da conquista para a escola e para Penedo.

 

“Eu particularmente sou uma aluna que se identifica mais com as humanas, mas o professor Dasley confiou em nosso potencial. Estamos muito felizes, pois o projeto nos proporcionou conhecer a Ufal e incentivou a participação feminina, mostrando que a matemática não é só para os meninos”, destaca Wheslany. “Estamos muito honrados. Nossa escola foi a única instituição de Penedo presente na MatExpo e voltamos para casa com essa medalha”, comemora Manoel.

 

Já o diretor Ronaldo Vicente diz que a premiação impulsiona a escola a desenvolver ainda mais ações na área. “Participar da Mostra já havia nos deixado muito felizes e termos ganho o ouro é uma alegria que não cabe em palavras e que fortalece nossa crença na escola pública. Aproveito para agradecer o apoio da Secretaria de Estado da Educação e da 9ª Gerência Especial de Educação que nos deram todo o apoio necessário”, declara o gestor.

 

Orgulho palmarino

 

Unidade com maior quantitativo de projetos inscritos – nove ao total -, a Carlos Gomes levou à MatExpo trabalhos expostos em sua feira de matemática. O projeto de geometria espacial de blocos onde construíram projeções em 2D e 3D da Escola Carlos Gomes e da Igreja Matriz de União a partir do jogo Minecraft levou prata.

 

 

“Estarmos entre os premiados em um evento que teve projetos de alto nível técnico nos deixa muito felizes e reflete o empenho de nossos alunos. Foi uma experiência única e um incentivo para eles. E tudo isso começou com a nossa feira”, reflete o professor Petrúcio Sobreira.

 

O estudante José Wanderson Nascimento comemora não só a premiação, mas a possibilidade de, por meio do projeto, fazer com que os visitantes aprendessem um pouco mais sobre União dos Palmares. “Temos orgulho de sermos palmarinos e, por meio do projeto, pudemos evidenciar nossa cidade e toda a sua riqueza histórica e arquitetônica”, pontua José Wanderson.

 

Edição histórica

Coordenadora da Matfest, a professora Elaine Silva, do Instituto de Matemática da Ufal, afirma que a 20ª edição do evento foi histórica.

 

“Celebramos os 20 anos da Matfest e também da OAM, com uma programação diversificada de palestras, exposições e recorde de projetos inscritos. Foram trabalhos de escolas públicas e privadas, todos de altíssimo nível. Este ano tivemos uma maior interiorização da MatExpo, com escolas de Belém, Penedo e União dos Palmares sendo premiadas, o que está alinhado também à expansão da OAM, pois os dois eventos andam de mãos dadas e um ajuda o outro. Agradeço a todas escolas participantes e a todos os alunos e professores do Instituto de Matemática que fizeram este evento acontecer e sou grata pelo fato de que a MatExpo, mais uma vez, reafirmou a importância da universidade pública. Espero, futuramente, ver muitos dos estudantes premiados como nossos alunos”, destaca Elaine.