Escolas estaduais se preparam para festejar o período junino nos formatos virtual e drive-thru

Sergipe

18.06.2021

Pelo segundo ano consecutivo as escolas da rede pública estadual celebram os festejos juninos num formato em que todos possam estar juntos, mas sem contato físico, que é o São João Virtual. As equipes diretivas e os professores prepararam programação diversificada para acolher alunos, pais e demais familiares, com música, sorteio de brindes, brincadeiras, entre outras atividades.

No Colégio Indígena Estadual Dom José Brandão de Castro, localizado na Ilha de São Pedro, em Porto da Folha, a comunidade faz os últimos ajustes para a Festa Junina Virtual, a ser realizada no dia 23 de junho. Segundo a diretora da unidade, professora Angela Apolônio, o objetivo da ação é aproximar a escola das famílias, mesmo que de maneira remota. “Trata-se de um evento muito aguardado pelos alunos e por toda a comunidade escolar. É uma tradição brasileira, e em meio à pandemia, tivemos que, mais uma vez, nos reinventar. Então, faremos os festejos de maneira online, por meio das mídias digitais. A programação constitui-se de uma live com exposição de vídeos e fotos dos alunos, instruções de brincadeiras, bingo virtual e sorteio de brindes”, explicou a diretora Angela.

Outra unidade que vai festejar o São João virtual é a Escola Estadual Wolney Leal de Melo, de Aracaju. Segundo a gestora, Ana Flávia Virginia de Lima, a transmissão será feita na escola e os alunos poderão acompanhar de casa, nesta sexta-feira, 18. Dentre as atrações estão: apresentações do cantor Edisson Messias, contação de história sobre a origem da festa junina, sorteio de balaios, brincadeiras juninas coordenadas pela professora de Educação Física, Djane Ferreira, e quadrilha junina. “O objetivo da ação é despertar nas crianças a importância dos festejos populares, “fortalecendo a tradição das quadrilhas como parte da cultura nordestina, porque, mesmo em tempo de pandemia, a escola continua sendo espaço de interação, conhecimento e aprendizado”.

Pensando em homenagear a riqueza da cultura junina, com suas danças, comidas e tradições, a equipe do Centro de Atendimento Educacional Especializado João Cardoso Nascimento Júnior, em Aracaju, caprichou na produção de um vídeo temático. “A proposta é apresentar aos alunos a diversidade de aspectos que compõem os festejos juninos, abordando-os de forma interdisciplinar durante as aulas, visando a incentivar a ampliação do conhecimento de mundo e a apropriação cultural regional deles. O vídeo está disponível nas mídias sociais da escola e pode ser acessado por toda a comunidade escolar como também por professores de outras escolas que desejem abordar este tema”, disse a diretora, Flávia Fernanda dos Santos.

O dia de São João também é muito aguardado pela comunidade da Escola Diomedes Santos da Silva, localizada em Nossa Senhora do Socorro. A festa aconteceu no formato drive-thru na quinta-feira, 17, com música ao vivo e comidas típicas. “Organizamos tudo com muito amor para receber o nosso aluno, fizemos a nossa chamada, via WhatsApp, com o apoio dos nossos funcionários, professores e equipe diretiva. Essa foi a forma que encontramos de acarinhar e aquecer os corações dos nossos alunos, seus familiares e de todos nós que fazemos a escola Diomedes”, concluiu a diretora da unidade, professora Magna Elísia dos Santos Santana, lembrando que a ação atendeu a todos os protocolos de segurança sanitária.