Escolas da rede estadual de Alagoas usarão dados de avaliação diagnóstica para melhorar aprendizagem

Alagoas

19.07.2023

​As escolas estaduais terão a chance de empreender melhorias na aprendizagem de seus alunos a partir dos dados da avaliação diagnóstica aplicada com as turmas de ensino fundamental e médio. Com o intuito de preparar as unidades para fazerem uso destas informações, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu uma série de formações em todo o estado e que ajudarão também na prova do Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb).

Realizada entre os dias 5 e 7 de junho, a terceira trilha formativa da Caravana Avança Ideb percorreu todas as Gerências Especiais de Educação (GEEs) tendo como foco o Saeb e as ações de recomposição e potencialização de aprendizagem que serão aplicadas após as escolas terem acesso ao resultado de seus alunos na avaliação diagnóstica - onde foi testada a proficiência em matemática e língua portuguesa.

“A avaliação diagnóstica foi aplicada em junho com as turmas de 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio e, nos próximos dias, teremos em mãos os resultados desta prova. Então, o que fizemos nestas formações foi preparar as escolas para usar estes dados e, a partir dos erros e acertos dos estudantes, desenvolverem intervenções pedagógicas no sentido de melhorar a aprendizagem em matemática e língua portuguesa das turmas”, explica Jacielma Leite, superintendente do Desenvolvimento do Ensino Infantil, Fundamental e de Políticas Educacionais da Seduc.

Mobilização nas escolas

Paralelamente às oficinas promovidas pela Seduc, as escolas estaduais têm promovido suas próprias atividades e mobilizações para a prova do Saeb.

Na 1ª GEE, a união entre escola, família e comunidade têm sido a prática recorrente entre as unidades de ensino da Baixa Maceió. É o caso das escolas estaduais Erotildes Saldanha, no Feitosa; Emiliano da Fonseca, no Vergel, e Júlio Auto, no Conjunto Joaquim Leão.

“Estamos mobilizados desde o início do ano, com todos os professores engajados, pois entendemos que, com a participação de todos, alcançaremos as nossas metas”, conta Laura Vieira, diretora do Eroltides Saldanha, cujo último Ideb foi de 5.5 e a meta para 2023 é de 5.9.

Na Escola Estadual Júlio Auto, a mobilização começou ainda no final de 2022. “Começamos a trabalhar as turmas que serão avaliadas no Saeb desde o ano passado. Nossa comunidade está unida e estas oficinas promovidas pela Seduc esclarecem dúvidas e nos trazem propostas novas”, destaca a diretora Alessandra Rocha, cuja escola teve Ideb 5.4 e, este ano, pretende chegar ao 6.1.

Na Escola Estadual Emiliano da Fonseca, houve um trabalho de conscientização da comunidade acerca do Saeb. “Buscamos mostrar que participar da prova e, consequentemente, melhorar nossos índices, é bom para a escola e também para o estado de Alagoas”, pontua o articulador de ensino Evanilson Santana.

Na Parte Alta da cidade, as vizinhas Irene Garrido, no Conjunto Dubeaux Leão e Gilvana Ataíde, na Santa Lúcia, têm trabalhado o engajamento das turmas de 3ª série do ensino médio por meio de avaliações diagnósticas. “Estamos com a meta pactuada de 4.2 e já tivemos avaliações diagnósticas e simulados. As oficinas oferecidas pela Seduc fortalecem essa prática”, ressalta a articuladora de ensino Renata Perciano.

Na Gilvana Ataíde, as turmas de 3ª série do médio iniciaram o ano letivo passando por avaliação diagnóstica. “Queríamos identificar quais eram as maiores dificuldades de aprendizagem para, a partir daí, desenvolvermos estratégias que incluem aulões e simulados. E tudo isso associado também com os preparativos para o Enem”, revela a diretora Gedilse Araújo.

O Saeb

O Saeb é uma avaliação em larga escala que testa a aprendizagem dos estudantes brasileiros e serve de base para a formulação de políticas públicas educacionais e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Este ano, a prova ocorre de 23 de outubro a 10 de novembro e as turmas de 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio terão seus conhecimentos em matemática e língua portuguesa testados.

Ana Paula Lins e Manuella Nobre Foto: Thiago Ataíde