Escolas intensificam ações de aprendizagem e apoio aos estudantes com foco no ENEM

Bahia

10.10.2023

As escolas da rede estadual de ensino intensificam as atividades preparatórias com foco no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas provas serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro. Os estudantes participam de oficinas, feiras temáticas, palestras motivacionais, aulões e acessam conteúdos digitais educacionais em uma plataforma disponibilizada pela Secretaria da Educação do Estado (SEC). Tem sido assim, por exemplo, a rotina no Colégio Estadual Ministro Aliomar Baleeiro, em Pernambués, que, nesta terça-feira, a partir das 8h, irá oferecer um café da manhã especial, com a participação dos pais, para destacar a importância do apoio familiar neste momento especial na vida de seus filhos e filhas.
 
A coordenadora pedagógica do colégio, Carmem Lisboa, diz que, a partir de um diagnóstico sobre o perfil dos estudantes, através das Trilhas de Aprendizagens, está sendo possível direcionar os conteúdos para as Ciências da Natureza, vocação de boa parte dos estudantes da unidade escolar, sem esquecer também de trabalhar o conhecimento de uma forma mais ampla, seguindo a transdisciplinariedade. “Abraçamos tudo que é oferecido aos alunos com intuito de proporcionar melhoria no seu aprendizado com foco, também, na sua preparação para a vida. Entendemos que, qualquer que seja a avaliação em que eles forem submetidos, o desempenho de cada um será o resultado de um processo de ensino que teve início desde cedo”, avalia.

Palavra do estudante -  A estudante e líder de classe Caroline Luísa Silva, 18 anos, sabe muito bem o que quer: estudar Medicina e se especializar em Pediatria. Ela acredita que o apoio da escola, aliado às ferramentas oferecidas, será decisivo para seu ingresso na universidade. “Procuro participar de todas as atividades e ainda incentivo meus colegas a fazerem o mesmo. Hoje, mais cedo, estávamos em sala com uma atividade da plataforma on-line, que nos permite acessar materiais didáticos, provas e ainda simulados digitais dos conteúdos das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Temos que aproveitar todas as oportunidades de conhecimento que são oferecidos”, declara.

Seu colega e futuro jornalista Andrey de Jesus Santos, 18 anos, também procura estar envolvido com as atividades, inclusive nas avaliações e aulões do Programa Universidade para Todos (UPT), realizados aos sábados. “Muitos dos conteúdos que eu ainda estava com alguma dificuldade, a partir dos aulões, foram se tornando possíveis de entendimento por completo, porque essas atividades reforçam o conteúdo de uma forma mais descontraída. Estou me sentindo cada vez mais seguro e preparado para o Enem”, afirma.

Fonte: Ascom/SEC