Escolas profissionalizantes em Empreendedorismo receberão programa educacional

Secretaria de Educação do Rio de Janeiro

20.09.2017

A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) do Rio de Janeiro, em parceria com a Shell e a ONG Worldfund, capacitarão professores das áreas de Ciências Exatas de 37 escolas públicas em Empreendedorismo no programa educacional STEM, uma metodologia inovadora de aprendizagem multidisciplinar baseada em experiências práticas para aplicar em sala de aula.

Essas unidades de ensino, localizadas em 25 municípios do Rio de Janeiro, aderiram ao Programa de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, do Ministério da Educação (MEC), e passaram a ofertar, neste ano, educação em horário integral. A iniciativa possibilitará que os jovens terminem o Ensino Médio e saiam preparados para o mercado de trabalho na área de Empreendedorismo, um dos setores que mais cresce no Brasil. Em quatro anos, cerca de 20 mil estudantes serão beneficiados.

– Nessas escolas, os alunos terão aulas sobre como empreender e abrir negócios, além de carga horária adicional em Português, Matemática e Inglês. As disciplinas serão desenvolvidas de acordo com princípios pedagógicos e pretendem levar os jovens a entender que empreender significa buscar soluções e alcançar objetivos – disse o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer.

Criado pela ONG norte-americana Worldfund, o STEM Brasil é um programa de capacitação de professores nas áreas de Ciências (Física, Química, Matemática e Biologia) e de aprendizagem multidisciplinar baseado em experiências práticas. A sigla é uma referência em inglês às disciplinas Science, Technology, Engineering, and Math, ou seja, Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.