Escolas selecionadas na 3ª Mostra Virtual de Steam recebem kits de impressoras 3D

Mato Grosso

02.02.2023

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) realizou, nesta terça-feira (31.01), em seu auditório, a entrega de cinco kits para montagem de impressoras 3D às escolas selecionadas durante a 3ª Mostra Científica Virtual de Steam: Rumo ao Desenvolvimento Sustentável, ocorrida no final do semestre passado, sob coordenação da Secretaria Adjunta de Gestão Escolar (SAGE).

Essa ação faz parte do Programa Steam Techcamp Brasil 2022, aprovado pelo edital de apoio às práticas Steam nas redes estaduais de educação e tem apoio da Embaixada dos Estados Unidos. Todos os projetos selecionados foram certificados e passaram a compor o acervo de Boas Práticas da Seduc-MT.

Entre os objetivos dessas práticas, estão o incentivo para os estudantes da Rede Estadual de Ensino buscar soluções sustentáveis para si e para o mundo, o fomento a projetos de iniciação científica, além de criar um ambiente propício para a discussão e socialização dos projetos em andamento nas escolas, entre outros.

Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o movimento de iniciação científica na educação básica é sempre importante, ainda mais quando aliada ao protagonismo e projeto de vida dos estudantes. “É extremamente positivo participar desse projeto”, assinala. Segundo ele, a perspectiva da inserção das tecnologias na educação pública é relevante para estimular o protagonismo dos estudantes que ocorrem, de fato, na escola.

Agora, com os kits em mãos, as escolas deverão participar de uma oficina de montagem das impressoras 3D. Os equipamentos serão utilizados como recurso educacional nas áreas de Ciências da Natureza e da Matemática, envolvendo as Tecnologias, as Engenharias e a Arte por meio das linguagens.

A 3ª Mostra Científica Virtual de Steam contou com a participação de professores e estudantes do Ensino Fundamental e Médio. Foi organizada em duas etapas, Regional e Estadual. As categorias foram divididas em três grupos: Ensino Fundamental Anos Finais 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Novo Ensino Médio, por último a categoria Ensino Médio - Formação Técnica e Profissional-Ensino Médio Técnico ou Profissionalizante.

Escolas selecionadas

Escola: Escola Estadual Coronel Antônio Paes de Barros (Colider), com o projeto ‘Na Natureza Tudo se Transforma; Escola Estadual Criança Cidadã (Cáceres), com o projeto ‘Horta Pedagógica - Práticas Sustentáveis para Transformação’; ESPSG João Sato (Araputanga), com o projeto ‘Babaçu Sustentável - A Inserção do Fruto na Nutrição Escolar e na Sociedade’; Escola Estadual Eucaris Nunes Cunha Morais (Poconé), com o projeto ‘Jardim de Sucatas’ e a Escola Estadual Deputado Oscar Soares (Alto Garças), com o projeto ‘Sala Maker - Perspectivas e Possibilidade’.