Escolas terão até sexta-feira (22) para conferir e corrigir dados informados ao Censo Escolar

Alagoas

21.10.2021

Escolas públicas e privadas de todo o país têm até sexta-feira (22) para conferir, confirmar e, se necessário, corrigir informações relativas à primeira etapa do Censo Escolar 2021. O preenchimento deve ocorrer no Sistema Educacenso (http://censobasico.inep.gov.br/censobasico) tendo como referência a data de 26 de maio.

O Censo Escolar é a principal estatística da Educação Básica brasileira e seus dados servem de base para o repasse de recursos, formulação de políticas públicas e cálculo de índices educacionais, a exemplo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Nesta primeira etapa, os gestores responderam questionamentos acerca da matrícula inicial – quantitativo de estabelecimentos de ensino, turmas, estudantes, gestores e profissionais da educação em sala de aula.

Resultado - Após o fechamento do Sistema Educacenso para as alterações necessárias, o instituto vai conferir as informações repassadas e divulgar o resultado final da primeira etapa do levantamento no dia 31 de janeiro de 2022. Em 1º de fevereiro, terá início a segunda fase da pesquisa, onde serão informados dados acerca da Situação Aluno (aprovação, reprovação, evasão e abandono).

O Inep irá disponibilizar os relatórios por escola para que os gestores municipais e estaduais das redes de ensino acompanhem e confiram as informações declaradas.

Segunda etapa - A partir da publicação dos resultados preliminares no DOU, os gestores terão 30 dias para verificar, confirmar ou, caso necessário, alterar os dados. Os resultados finais da primeira etapa serão divulgados em 31 de janeiro de 2022.