Inscrições para o Escolha Certa seguem até 10 de junho

Rio Grande do Sul

24.05.2022

As inscrições para o Escolha Certa ocorrem até o dia 10 de junho e estão disponíveis clicando aqui. A iniciativa tem o intuito de melhorar as aprendizagens dos estudantes no pós-pandemia e estimular os jovens para as oportunidades de aperfeiçoamento para o mundo do trabalho e ensino superior. A ação, que será realizada entre os meses de maio e dezembro deste ano, é destinada para os estudantes que concluíram o 3º ano do Ensino Médio entre os anos de 2020 e 2021. 

PARA SE INSCREVER CLIQUE AQUI

Serão oferecidas quatro opções de trilhas de aprendizagem.  Em todas elas serão disponibilizadas aulas de Português, Matemática, Inglês e Projeto de Vida com Letramento Digital com foco na capacitação para o mercado de trabalho.

A opção 1 contemplará somente os conteúdos já citados; a opção 2 terá também a preparação para o Enem com acesso gratuito à plataforma Me Salva; a opção 3 contará com cursos de capacitação em tecnologias da informação, desenvolvimento de sistemas, programação e outras áreas de tecnologia e empreendedorismo; por último, a opção 4 trará a capacitação em Economia Criativa: artes visuais, design, multimídia e tecnologias voltadas à comunicação.

As aulas ocorrerão no formato híbrido, onde o estudante poderá escolher se prefere cursar de forma presencial ou apenas remota. As aulas presenciais ocorrerão sempre às terças e quintas-feiras no turno noturno, das 19h às 22h, no polo selecionado pelo aluno  

No formato remoto, as aulas serão disponibilizadas via plataforma Google Sala de Aula e contarão com atividades síncronas e assíncronas. O início das aulas está previsto para o dia 30 de maio.

A secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, destaca que o modelo visa atender uma demanda dos próprios estudantes, que foram prejudicados pelo período da pandemia e demonstraram interesse em continuar o aprofundamento dos estudos após estarem formados.  

“Vivemos um momento de muitas dificuldades devido à pandemia e na área da Educação não seria diferente. Nossos alunos do Ensino Médio tiveram perdas de aprendizagem e a nossa meta é oferecer um período a mais de estudos para que se sintam seguros antes de ingressar no mundo do trabalho”, explica.

Capacitações com instituições parceiras

Os alunos que se inscreverem no Escolha certa terão indicação e acesso gratuito a alguns cursos da temática escolhida com instituições parceiras. A iniciativa tem o intuito de oportunizar o conhecimento e aproximar ainda mais os estudantes do mercado de trabalho e da área em que almejam. Entre os parceiros da Seduc estão o SEBRAE, o SENAI, o Instituto Caldeira, a plataforma Me Salva e o Co.liga.