Estado apresenta inovação e projetos de melhorias do programa Primeiro Emprego

Bahia

10.10.2019

A inovação e projetos de melhorias do programa Primeiro Emprego foram discutidos, nesta quarta-feira (9), durante seminário promovido pela Casa Civil, no auditório da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (SEAP), em Salvador. A iniciativa visa ampliar a inserção no mercado de trabalho de egressos da Educação Profissional da rede estadual de ensino. Lançado em 2015, o Primeiro Emprego já oportunizou trabalho para mais de 8 mil pessoas em órgãos e secretarias do Estado, na iniciativa privada e no terceiro setor. O encontro contou com apresentações de projetos e ações inovadoras desenvolvidos por beneficiários do programa. O vice-governador, João Leão, e o secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, participaram da atividade.

O seminário faz parte das ações previstas em uma das metas do programa, que prevê a elaboração de projetos para a melhoria dos órgãos em que os beneficiados estão atuando em suas respectivas áreas de formação. Os projetos compartilhados com o público presente foram desenvolvidos em diferentes áreas, a exemplo de implantações de hortas comunitárias e oficinas musicais voltadas para pessoas com deficiência.

O vice-governador da Bahia e secretário do Desenvolvimento Econômico, João Leão, destacou a importância do programa. “É um prazer muito grande falar com esta juventude do Primeiro Emprego e desejo muito sucesso a eles. É importante que os beneficiados do programa tenham boas notas, pois nós vamos ter um acompanhamento das notas e isso é muito importante. O Primeiro Emprego contempla os estudantes com melhores desempenhos e isso dá ainda mais ânimo para nossos estudantes melhorarem suas notas. Isso é maravilhoso, porque dá forças para que continuem avançando e queiram cursar o Ensino Superior”, salientou.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, esteve presente no evento e ressaltou o bom desempenho do programa. “Este programa tem muitas experiências positivas. É um programa que insere os estudantes egressos dos cursos técnicos de nível médio da nossa rede estadual de ensino no mundo do trabalho e que também é inovador para a gestão pública”.

Para Mileidy de Jesus Santos, 22, que atua no Arquivo Central, em Simões Filho, o programa mudou a sua vida. “O mercado de trabalho exige muito uma experiência para entrar e com o Primeiro Emprego não, pois ele nos dá a experiência na nossa área. Fiz o curso técnico em Logística e coloco em prática tudo o que aprendi”, revelou.

Quem também está feliz com a oportunidade é Gutemberg Neves, 35, que atua no Núcleo Regional de Saúde do Extremo Sul, em Teixeira de Freitas. “O programa abre portas para a gente evoluir e ter um futuro melhor lá na frente e eu gosto muito, pois estou trabalhando há uma ano e seis meses exercendo a minha área de formação”, afirmou.

O seminário também contou com a presença do secretário da Casa Civil, Bruno Dauster; o secretário de Administração do Estado, Edelvino Góes Filho; do presidente da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), Francisco Américo de Oliveira; do diretor geral da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF), Carlos Alberto Trindade; do superintendente da Educação Profissional e Tecnológica da SEC, Ezequiel Westphal; do Coordenador de Acompanhamento de Políticas Públicas da Casa Civil, Antônio Almerico Biondi Lima; e demais autoridades.