Estado e municípios articulam implantação e formação em rede do Currículo de Sergipe

Sergipe

19.05.2023

Os secretários municipais de educação e gestores da rede pública estadual estiveram reunidos nesta quinta-feira, 18, em Aracaju, com o intuito de articularem em rede ações pedagógicas e administrativas que engajem a implementação do Currículo de Sergipe. O encontro contou com a participação do diretor da Fundação Getúlio Vargas e ex-ministro da Educação, Henrique Paim, instituição responsável pela formação continuada das “Travessias Formativas do Currículo de Sergipe”, etapas Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

O momento foi considerado importante pelos gestores, já que o Currículo de Sergipe é a “Carta Magna da Educação”, e as diretrizes contidas nele devem servir de base para as escolas das redes estadual, particular e municipais. “Precisamos de orientações, e esses encontros dão um norte para que tenhamos uma base efetiva na Educação. Esse encontro serve de engajamento das redes para que os gestores levem concretudes aos seus municípios”, destacou o secretário municipal de Educação de Arauá e representante da Undime/SE, Altemar José dos Santos.

O secretário municipal de Lagarto, Magson Almeida, disse que no município foi criada uma comissão composta de onze professores para a implantação do Currículo. “Encontros como esse reforçam o regime de colaboração e servem para que consigamos direcionar as diretrizes pedagógicas de forma que garantam a efetiva implementação do Currículo”, afirmou.

O anfitrião do encontro, secretário Zezinho Sobral, destacou a Educação de Sergipe como uma única rede de educação ao se referir entre Estado e municípios. Para ele, é importante que o ensino fundamental caminhe de forma equilibrada e equânime em todo o Estado, a fim de que os alunos possam ingressar no ensino médio com uma base que fortaleça a qualidade do ensino de Sergipe.

Para o secretário, esses encontros de alinhamento efetivam o regime de colaboração entre o Estado e os municípios. “Temos o calendário unificado, a parceria na construção do transporte escolar e apoio ao desenvolvimento do ensino fundamental por meio do Alfabetizar pra valer. Estamos falando de investimentos que variam entre R$ 40 a 60 milhões, anualmente, na parceria dessas junções. O que fazemos aqui é trazer a qualidade das fundações que nos apoiam. A FGV tem uma participação importante para o desenvolvimento tecnológico do país e na formação de políticas estratégicas e de formação dos professores”, destacou.

Formações

A formação do Currículo de Sergipe vem acontecendo desde 2018. Em 2022 a Fundação Getúlio Varga agregou às formações sua expertise , e hoje são mais de 12 mil inscritos na plataforma de formação da Seduc.

“É um evento histórico, porque trata de um tema fundamental para a melhoria da Educação do país: o regime de colaboração entre Estado e municípios, para que possamos ampliar a capacidade de assistência técnica, de boa formação de professores. Quando a gente estuda as secretarias de educação que mais avançam, tem essa característica de parceria”, afirmou o diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da FGV e ex-ministro da Educação, Henrique Paim, acrescentando que Sergipe tem trabalhado com uma visão sistêmica entre as redes públicas de educação.

De acordo com o coordenador do Currículo em Sergipe e diretor de Educação da Seduc, professor Genaldo Freitas, as formações chegaram a ser realizadas em mais da metade, e o público-alvo no momento são justamente os municípios, para que se engajem no processo. “O Currículo é uma linha tênue que deve ser seguida, e sem ele não conseguiremos atingir o objetivo, que é o ensino e aprendizagem de qualidade”, afirmou.

Programação

A programação do encontro seguiu com a divulgação de ações pedagógicas e administrativas, bem como socialização dos resultados do plano de implementação do Currículo de Sergipe com a palestra “Estratégias Formativas para a Implementação do Currículo de Sergipe”, com a professora Mirna Araujo e Tito Ribeiro, do Centro de Gestão Pública e Políticas Educacionais da FGV.

A segunda mesa de discussões girou em torno dos “Indicadores Educacionais do Estado de Sergipe", que teve como convidada a professora Gabriela Sousa Rego Pimentel, pós-doutora em Política Transnacional e especialista da FGV/DGPE, como autora da Trilha Formativa de Indicadores Educacionais das Travessias Formativas do Currículo de Sergipe.

O último tema do evento foi o painel “Como acolher e monitorar ações no município”, com o secretário municipal de Educação de Cruz (CE), professor Raimundo Otávio da Mota; o secretário municipal de Educação de Itabaianinha, Altemar José dos Santos, e o secretário municipal de Educação de Tobias Barreto, Luciano Marques dos Santos.