Estado e municípios dão continuidade às discussões de elaboração de Projetos-Político Pedagógicos

Pernambuco

12.09.2019

Professores das Redes Estadual e Municipal retomaram, nesta quinta-feira (12), a formação continuada que discute a elaboração e a reavaliação de Projetos Político-Pedagógicos (PPP). O encontro, promovido pela Secretaria de Educação e Esportes do Estado, através da Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação (SEDE), reuniu cerca de 60 educadores das Gerências Regionais de Educação (GREs) Metropolitana Norte, Mata Norte, Recife Norte e Recife Sul. Na ocasião, os profissionais da educação participaram do terceiro momento da reunião com oficinas e discussões do percurso de construção curricular e implantação. O evento está acontecendo no Hotel Canariu’s, no Recife, e segue com programação até esta sexta-feira (13). 

É importante ressaltar que o PPP é responsável por nortear a maneira como a escola planeja suas ações estratégicas e estabelece metas para conseguir evoluir no processo de ensino-aprendizagem. Cada município terá a oportunidade para elaborar ou aprimorar seus projetos, de acordo com cada peculiaridade, com base no Currículo de Pernambuco da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. A intenção é que ao final dos encontros formativos os professores saiam com o plano de trabalho para execução nos municípios.

“Estamos em um momento muito desafiador no estado de Pernambuco, que é a implementação do novo currículo. Mesmo com tantas dificuldades, temos visto interesse, dedicação e a presença cada vez mais articulada e bem planejada entre os municípios. Tenho certeza que vamos colher bons frutos mesmo com as dificuldades postas no nosso estado”, declarou a conselheira estadual, Cleidimar Barbosa.

De acordo com a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Ana Selva, o PPP vai materializar na escola o currículo construído em Pernambuco. “Se a gente parar no nosso papel na construção do currículo e achar que foi bacana porque a gente construiu com apoio de muitas vozes e com muitos autores, nós não teríamos feito o suficiente para que, de fato, tornasse vivo o currículo que foi construído”, explicou Selva.

“Aquela etapa [construção do Currículo de Pernambuco] foi muito importante e foi muito dialogada, mas agora a gente traz aquilo que foi discutido, aquelas proposições, e junta com o que a gente acredita que é o caminho para uma educação libertadora dos nossos jovens. Essa discussão deve estar acontecendo em todas as salas de aula, seja ela pública estadual, municipal ou da rede privada, para que a gente possa, a partir de agora, materializar isso e dar um novo passo, que é exatamente a revisão dos PPPs das escolas”, finalizou a gestora.