Estado qualifica Educação Profissional e Segurança Pública com a entrega de equipamentos e viaturas

Rio Grande do Sul

20.11.2023

O governo do Estado entregou, nesta segunda-feira (20/11), tratores e ultrassons veterinários portáteis para escolas técnicas agrícolas e viaturas para a Brigada Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros Militar. O objetivo é qualificar a infraestrutura tecnológica da Educação Profissional, bem como fortalecer os equipamentos das forças de segurança do Estado com novas viaturas para o policiamento ostensivo. O investimento total, que supera R$ 12,1 milhões, é oriundo de emenda parlamentar da bancada gaúcha no Congresso Nacional.

A cerimônia de entrega ocorreu junto à rampa do prédio da Secretaria da Educação (Seduc), no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre, com a presença do governador Eduardo Leite.

O governador destacou a importância do ato e a parceria com a bancada federal na promoção de investimentos.

“São duas entregas em áreas muito importantes para o futuro do nosso Estado. De um lado, a educação, que forma crianças e jovens para o nosso futuro. A educação é uma prioridade neste governo e, entre as ações que estamos empreendendo, está também a qualificação das nossas escolas técnicas. Do outro lado, a segurança, essencial para que as pessoas possam viver em paz e com perspectiva de futuro”, disse o governador. “Agradeço a parceria fundamental da bancada federal gaúcha que viabilizou essas entregas. Quando o Estado teve dificuldades de promover investimentos pelas suas próprias condições, a bancada federal foi essencial para a aquisição de viaturas, armamentos e equipamentos. E mesmo agora que a capacidade foi retomada, continuamos contando com essa colaboração fundamental”, ressaltou.

A coordenadora da bancada federal gaúcha, deputada Ana Ortiz, falou sobre o trabalho para viabilizar mais investimentos para o Rio Grande do Sul. “Sabemos como é difícil trazer os recursos, há muita burocracia ainda, que muitas vezes dificulta e emperra. Por isso, são importantes esses momentos para celebrar essas entregas. Que possamos sempre trabalhar para trazer esses recursos para o Estado.”

Os oito tratores entregues auxiliam no preparo do solo para o plantio de lavouras de verão e inverno, além de serem utilizados para puxar implementos agrícolas, como plataforma niveladora e pulverizadora agrícola, entre outros. Os tratores são da marca New Holland 132CV, de última geração, com 16 marchas a frente e 8 a ré, com cabine climatizada. 

Além disso, foram entregues mais sete ultrassons veterinários para acompanhamento de gestação de bovinos, período de gestação, parto e ecografia para identificar possíveis doenças.

A secretária da Educação, Raquel Teixeira, ressaltou o impacto dos investimentos. “Os deputados e senadores fizeram a sua parte repassando recursos para a compra dos equipamentos. Agora, está nas mãos dos professores transformá-los em máquinas produtoras de prosperidade e riqueza, fortalecendo uma das áreas mais importantes do Rio Grande do Sul, o agronegócio, por meio das escolas agrícolas, que são um dos eixos tecnológicos da nossa Educação Profissional”, destacou.

Viaturas para a Segurança Pública

Com relação à segurança pública, foram entregues 30 novas viaturas à Brigada Militar (BM), à Polícia Civil (PC) e ao Corpo de Bombeiros Militar (CBM). Os veículos, zero-quilômetro, dos modelos SUV Duster e picape L200, contemplam 16 cidades gaúchas. A aquisição das viaturas foi viabilizada por meio de recursos de emenda parlamentar, que totalizaram mais de R$ 8,5 milhões.

“Com as novas viaturas, iremos qualificar ainda mais o atendimento na ponta, trazendo maior agilidade e segurança para o cidadão”, disse o secretário da Segurança Pública, Sandro Caron.

A BM recebeu 11 viaturas, que serão destinadas aos municípios de Porto Alegre, Dois Irmãos, Novo Hamburgo, Alegrete, Guaíba e Canguçu. A PC recebeu 16 viaturas, que serão distribuídas entre Porto Alegre, Gravataí, Caxias do Sul, Canela, Estância Velha, Novo Hamburgo, Passo Fundo, São Gabriel, São Sebastião do Caí, Santiago, Portão e Veranópolis. Por fim, o CBM recebeu 3 viaturas, destinadas a Porto Alegre.

O evento realizado nesta segunda-feira soma-se a outras entregas de viaturas feitas ao longo do ano. Desde o primeiro governo de Eduardo Leite, cada um dos 497 municípios gaúchos recebeu pelo menos uma viatura nova para patrulhamento ostensivo.

Também estiveram presentes os parlamentares da bancada federal gaúcha, que disponibilizaram recursos de emendas para viabilizar a aquisição dos bens.