Pernambuco
30.05.2025A Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Jarina Maia, localizada no município de João Alfredo, no Agreste pernambucano, celebrou uma conquista histórica ao ter 11 estudantes premiados na Olimpíada Brasileira de Geopolítica (OBGP). O grupo foi agraciado com cinco medalhas de ouro, uma de prata e cinco menções honrosas. Entre os destaques está Annielly Dione, estudante do 1º ano do ensino médio, que alcançou a medalha de ouro na competição. Deficiente visual, a aluna se destacou na escola ao usar recursos de acessibilidade para chegar ao pódio.
A jovem realizou a prova com o apoio de uma transcritora e uso de aplicativos de descrição de imagem, assegurando acessibilidade durante todo o processo. Sua preparação e desempenho são frutos do trabalho conjunto com a equipe da escola, especialmente da sala de recursos multifuncionais, com o suporte da professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), Marta Augusta da Silva Nascimento, e da profissional de apoio especializado, Viviam Tamires.
“Essa conquista é muito mais do que uma medalha. É a concretização da nossa missão de oferecer uma educação de qualidade e inclusiva, onde cada estudante tem a oportunidade de florescer e alcançar seu máximo potencial. O ouro de Annielly não é apenas dela, mas de toda a comunidade escolar”, afirmou o gestor da unidade escolar, professor Jonas Henrique.
Annielly compartilhou que sua motivação foi além da competição. “Quando recebi o convite, o professor chegou na sala para explicar um pouquinho sobre o que era a Olimpíadas. Eu me interessei porque mesmo com a minha dificuldade visual, sou uma aluna que gosta de participar das aulas e também de todas as programações que a escola tem. Quando me falaram sobre a olimpíada eu pensei ‘não vou ficar de fora e vou tentar’, não pela medalha, mas pelo conhecimento e estudo que essas Olimpíadas trazem para nós”, explicou a jovem.
A EREM Jarina Maia conta com profissionais capacitados, métodos de ensino adaptados e infraestrutura especializada para atender estudantes com deficiência, garantindo uma aprendizagem equitativa e significativa.