Estudante da Escola Estadual Arcênio Rojas é finalista do Concurso do Programa Agrinho 2023

Mato Grosso do Sul

27.11.2023

O estudante Mateus da Silva Baldo, do 7º ano do EFTI (Ensino Fundamental em Tempo Integral) da Escola Estadual Arcênio Rojas, em Caarapó, sob a orientação da professora Érica Icassatti, foi selecionado no último dia 17 de novembro, para fase final do concurso de Redação do Programa Agrinho, evento de incentivo à descoberta do Agro e seus pilares de cidadania e sustentabilidade para as crianças e jovens. O Agrinho é iniciativa do SENAR/MS e da FAMASUL.

A competição, que teve como foco o gênero Narrativa de Aventura, abordou o subtema instigante: “A conscientização alimenta a cidadania”. A trajetória de Mateus na disputa começou na sala de aula, onde, junto com seus colegas de turma, mergulhou na disciplina de Língua Portuguesa, explorando as nuances do gênero literário proposto.

A professora Érica Icassatti, responsável pela orientação da turma, direcionou os estudantes no desenvolvimento de suas narrativas. “Após um processo seletivo interno, as melhores produções foram submetidas a concurso, representando a escola com brilho”, menciona.

Vale ressaltar que a participação da unidade escolar no Programa Agrinho 2023 foi marcada por intensa dedicação pedagógica. No terceiro bimestre, a professora Érica trabalhou com os alunos do 6º e 7º ano, abordando o Conto e a Narrativa de Aventura no Projeto Transdisciplinar Alimentação Saudável, que coincidiu com as atividades do Agrinho.

A escolha dos trabalhos vencedores foi um processo criterioso, com a professora selecionando uma contribuição de cada ano para competir com outras escolas públicas. Uma notícia positiva foi oficializada no Diário Oficial Eletrônico n. 11321, que anunciou a classificação da escola.

“O resultado é motivo de orgulho para toda a comunidade escolar, especialmente para a professora Érica e o estudante Mateus da Silva Baldo, cujo esforço e talento foram reconhecidos na competição, por essa conquista notável, que ressalta o comprometimento com a excelência educacional e a promoção do talento literário entre os jovens.

”, ressalta gestor Solon Rodrigues Lima.

A premiação final do Programa Agrinho MS está prevista para acontecer na 1º semana do mês de dezembro, em Campo Grande. O SENAR-MS será responsável por definir os dados, horário e local da Cerimônia de Encerramento e Premiação, onde serão revelados os vencedores em ordem alfabética. “A expectativa pela revelação dos primeiros, segundos e terceiros lugares será apenas saciada no emocionante dia do evento, que promete ser um marco na trajetória educacional dos envolvidos”, finaliza professora Érica.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar