Estudante da Rede Estadual de ensino é campeão de judô e brilha no futsal

Alagoas

14.10.2021

A rede estadual alagoana possui inúmeros jovens talentos que, além de mandarem bem nas salas de aula, se destacam no esporte. É o caso de Marcos Jovencio de Oliveira Filho, aluno da E.E. Professora Claudizete Lima Eleuterio, em Rio Largo. Com apenas 13 anos de idade, o jovem foi campeão de judô na categoria masculino infantil dos Jogos Estudantis de Alagoas 2021 (JEAL) e tornou-se referência dentro das quadras, jogando com a bola nos pés. 

Natural de Maceió, Marcos conta que seu primeiro contato com o judô foi entre 2013 e 2014, quando ainda tinha sete anos de idade, através de uma associação sem fins lucrativos. Hoje, aluno da rede estadual, ele destaca que a escola tem desempenhado um papel muito importante em trabalhar a prática esportiva na sua formação.

“No início, quando eu frequentava os treinos lá no Projeto Vencedor, só minha família me apoiava. Esta foi a primeira vez que eu participei do JEAL. O nível da competição é alto. Me sinto muito feliz. Hoje, graças ao apoio da escola, bem como dos meus professores, tenho evoluído bastante nos esportes através das aulas de educação física”, disse o estudante.

foto3.jpg

Nas quadras - Dentro das quatro linhas da quadra de futsal, ele é conhecido como “Marquinhos’’. Fixo do time da E.E. Professora Claudizete Lima Eleuterio, Marcos Jovencio, conta que os treinos na unidade acontecem nos dias de segunda e quarta, tendo em vista esse processo de amadurecimento como combustível para ir em busca do seu maior sonho: ser jogador de futebol. “Quero muito ser jogador de futebol profissional e poder ajudar minha família”, conta Marquinhos, que mora com os pais e o irmão no Cruzeiro do Sul, região Metropolitana de Maceió.

O treinador e professor de educação física de Marcos, Romildo Calheiros, não poupa elogios ao garoto, bem como à unidade de ensino, que já conquistou os Jogos Estudantis de Alagoas 17 vezes.

“Ele tem características e habilidades que o torna muito importante dentro do nosso modelo de jogo. Neste ano, nós viemos disputar o JEAL com as equipes de futsal infantil masculino e juvenil feminino/masculino. Visto que, a Claudizete, é uma escola tradicional que já ganhou a competição 17 vezes (13 no futsal e quatro no basquete) e sempre está marcando presença.”, revela o treinador.

JEAL 2021 - Participam dos Jogos Estudantis de Alagoas jovens divididos por faixa etária, sendo de 12 a 14 anos de idade e 15 a 17 anos. Os atletas e escolas campeões na categoria até 14 anos representarão Alagoas nos Jogos Estudantis Brasileiros (JEBs), em novembro, no Rio de Janeiro.

O tradicional JEAL é uma realização da Federação Alagoana dos Esportes Colegiais (FAEC) em parceria com o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria do Estado de Esporte, Lazer e Juventude (SELAJ) e da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (SEDUC). A competição conta com o apoio do Conselho Regional de Educação Física de Alagoas, Universidade Federal de Alagoas e Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).