Estudante da rede estadual é selecionado para uma imersão no Vale do Silício nos Estados Unidos

Rio Grande do Sul

13.12.2022

Feche os olhos! Agora, imagine ser jovem novamente e gostar de empreendedorismo, inovação e tecnologia. Transforme tudo isso em realidade e seja selecionado entre 10 mil estudantes de 91 escolas do Rio Grande do Sul para uma imersão do Vale do Silício, nos Estados Unidos.

Imaginou? Este é o caso do aluno Pedro Henrique Silva. Ele tem 16 anos, é estudante do Colégio Estadual José Lange, do município de Augusto Pestana, na região da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

Ele elaborou um projeto para apresentar no Hackaschool FASA. A competição funcionou num formato de Hackathon que é uma maratona de programação, inovação e empreendedorismo, onde o objetivo é criar ideias para explorar, desvendar e dar vida a novos projetos.

Nesses eventos, os participantes têm a oportunidade de concorrer a prêmios, conhecer outros profissionais da área, fazer networking ou participar de um projeto colaborativo.  

Além da imersão no Vale do Silício, Pedro também ganhou como premiação 100% da bolsa para estudar na Faculdade FASA, localizada em Santo Ângelo, e mais um curso para aprender inglês de forma gratuita.

Ansioso, Pedro expressa a sua empolgação para viajar aos EUA:

“É uma emoção muito grande para mim e para meus pais. Espero aprender muito e conhecer grandes empresas. Quero me espelhar nelas para crescer e empreender ainda mais”, destaca.

Para chegar lá, Pedro apresentou um pitch de três minutos sobre como divulgar a aprendizagem sobre empreendedorismo inovação e tecnologia.

“A ideia é que esta inspiração chegue em mais jovens e contribua para que eles se tornem protagonistas dos seus próprios projetos e vontades”, conclui.

Hackaschool FASA

O Hackaschool FASA contou com a participação de 91 escolas da região e mais de 10 mil alunos sob abrangência das Coordenadorias Regionais de Educação de Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga, Santa Rosa e Ijuí. A jornada foi dividida em duas categorias. A Categoria Agro, voltada às Escolas Técnicas Agropecuárias e a Categoria Geral voltada às escolas de Ensino Médio. Também ocorreu a premiação para o melhor aluno individual de toda a competição.

Os alunos vivenciaram experiências em ambientes tecnológicos, com atividades relacionadas ao empreendedorismo, futuro das profissões, educação financeira, sustentabilidade e cultura digital.

O aluno destaque das duas categorias ganhou uma viagem para a Califórnia, nos Estados Unidos, onde irá visitar as principais empresas do Vale do Silício com acompanhamento de um mentor especialista, incluindo passagens aéreas, hospedagem e alimentação + Bolsa de 100% na FASA + Curso de Inglês. Os outros 14 finalistas ganharam bolsa de 75% na FASA, Imersão no Instituto Caldeira, em Porto Alegre + Imersão no Exced em Gramado + Mentoria de Carreira.