Estudante da rede estadual em Rodeio é eleita vice-presidente da mesa no Programa Jovem Senador

Santa Catarina

28.11.2019

Os 27 estudantes vencedores do concurso de redação do Programa Jovem Senador, com o tema "Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil", tomaram posse no Plenário do Senado na última terça-feira (26). Em Santa Catarina, a vencedora do concurso foi a aluna da EEB Osvaldo Cruz, Thalita Pacher, do município de Rodeio, no Médio Vale do Itajaí, que foi eleita a vice-presidente da mesa diretora, em solenidade realizada no Senado Federal, em Brasília.

A representante de Santa Catarina está no segundo ano do Ensino Médio. Sua redação, orientada pela professora Ivonete Tambosi Withoeft, teve como título “Cidadão-fiscal – Indispensável para fortalecer a democracia”.

“Representar o meu Estado, meu Município e principalmente a minha escola é uma honra pra mim. Essa vitória não é só minha, pois eu e todos os meus colegas debatemos esse tema juntos. Entendemos que, cidadão que acompanha o orçamento público, dá valor ao Brasil. Nós jovens devemos ser protagonistas da nossa história. O Brasil pode mudar e o poder está em nossas mãos”, disse Thalita.

Durante toda esta semana, os jovens senadores, cada um representando uma unidade da federação, participam de uma simulação na qual são eles os legisladores do país. O concurso reuniu mais de 122 mil redações e mobilizou 264 mil alunos e 8 mil professores da rede pública do país.

Eleição da Mesa
Após a solenidade de posse, os jovens senadores elegeram a Mesa Diretora. As meninas ocuparam o maior número de cadeiras. Thalita ficou em primeiro lugar, em empate com outra estudante. Por ser mais jovem, ficou com a vice-presidência. A presidente é Laila Cristina de Paiva Soares, do Rio Grande do Norte; a primeira-secretária é Maria Adellaide, da Paraíba, e o segundo-secretário, Pedro Henrique de Araújo, de Alagoas.

“Desde que soube que teria uma mesa diretora, me prontifiquei a coordenar os trabalhos, pois eu gosto de motivar as pessoas. É um grande desafio fazer com que nossos projetos tramitem no senado e sejam aprovados e nós vamos batalhar por isso”, finalizou.

Programa Jovem Senador
O Programa Jovem Senador foi criado em 2011 e dá aos estudantes do Ensino Médio de escolas públicas estaduais com idade até 19 anos a chance de conhecer de perto o processo legislativo brasileiro. Para concorrer, os jovens fazem redações sobre um assunto determinado a cada ano.

Realizado anualmente, o projeto seleciona, por meio de concurso de redação, um estudante de cada unidade da Federação para vivenciar, por uma semana, o trabalho dos senadores. O tema da redação este ano foi "Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil".