Estudante da Rede Estadual realiza Enem 2023 por experiência e conquista nota mil na redação

Pernambuco

22.03.2024

Redação Nota Mil! A estudante Giovana Ferreira, da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Josias Inojosa de Oliveira, em Araripina, no Sertão, realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por experiência e conquistou a nota máxima na redação. Os resultados dos treineiros do Enem 2023 foram divulgados na última segunda-feira (18) pelo Ministério da Educação (MEC). 

Ainda no 2º ano, a estudante demonstrou um excelente domínio da escrita e agora se junta às 60 redações nota mil do Enem 2023 já divulgadas em janeiro. O resultado é mais um incentivo para que ela continue se dedicando aos estudos. “Eu gostaria de terminar esse processo, concluir de fato o Ensino Médio, para poder comemorar. Mesmo sendo uma nota muito boa, ainda não cheguei ao ponto que quero chegar”, expressa Giovana. Atualmente no 3º ano, a jovem se prepara para concorrer a uma vaga no curso de Medicina. 

Além da rotina de estudos em casa, quando ela revisa e reforça os conteúdos aprendidos durante os turnos da manhã e da tarde, a estudante atribui o sucesso na redação aos trabalhos escolares. “Os trabalhos me incentivam a aperfeiçoar o senso crítico. Por conta do novo ensino médio, com a carga horária das trilhas, dos itinerários formativos, eu passei a ter esses trabalhos de forma mais frequente. A partir deles, a gente acaba questionando vários assuntos na escola  sem nem perceber, inclusive como o que caiu no tema da redação ano passado”, avalia Giovana. 

Maria Deocácia, professora de Língua Portuguesa que acompanha o desenvolvimento de Giovana nas produções textuais, ressalta o envolvimento da estudante com as atividades escolares. “Ela é uma menina autodidata, que sempre está estudando, nunca perde tempo. É uma aluna protagonista, uma leitora ativa e sempre focada. Giovana desenhou com suas próprias mãos o resultado que ela tem agora”, comenta a docente.  

Desde o ingresso dos estudantes no ensino médio, a EREM promove estudos específicos do gênero dissertativo argumentativo e realiza oficinas de produção de texto que preparam os alunos de maneira gradativa para a redação do Enem. Além disso, os estudantes analisam as redações nota mil de edições anteriores, se detendo aos critérios de avaliação do exame, e discutem possíveis temas para incrementar o repertório argumentativo.