Estudante de Barra do Bugres representa MT na etapa internacional do Parlamento Juvenil do Mercosul

Mato Grosso

22.08.2025

Laís Soares | Seduc-MT

A estudante Wellita Caroline de Almeida Martins, do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Júlio Muller, em Barra do Bugres, representou Mato Grosso no Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM), em Foz do Iguaçu (PR), na última semana.

O encontro deste ano reuniu representantes estudantis do Brasil, Argentina e Uruguai para debater o tema “Mercosul digital: Juventudes e a Inteligência Artificial”, que foi dividido em cinco eixos: participação cidadã; integração regional; educação inclusiva; juventudes e trabalho; e direitos humanos.

Segundo Wellita, o evento contribuiu com aprendizado, novas amizades, vínculos e, principalmente, a integração, que foi o tema deste encontro. “Foi inesquecível e os momentos vão estar sempre guardados no meu coração”, concluiu.

A estudante conta que participou de integrações entre as delegações que também participaram do Parlamento. “Junto com esses estudantes, pude absorver experiências e muito conhecimento”, disse ela.

“O PJM me abriu várias portas, e pude conhecer um pouco de cada região dos paises ali presentes. Durante essas duas etapas, conheci várias opiniões e aprendi a analisá-las da forma correta”, completou.

Wellita também acredita que ao ingressar em projetos como esse, a visão e pensamento dos estudantes são expandidos. Para ela, o jovem pode incentivar outros estudantes a lutar por outros cidadãos.

Para finalizar, ela aconselhou os estudantes a participarem de projetos como esse. “Se empenhem e participem. São momentos de aprendizado e grandes experiências. Conheci pessoas incríveis”, finalizou.


Wellita Caroline de Almeida

Para chegar ao encontro internacional, Wellita foi escolhida como representante mato-grossense durante a fase nacional do Parlamento, que aconteceu em Brasília, no mês de maio. A estudante apresentou o projeto “Plantando para o Futuro: A Integração Regional e as Mudanças Climáticas”.

Sua proposta foi a implantação de viveiros nas escolas públicas visando o reflorestamento de áreas degradadas por incêndios e desmatamento ilegal no município de Barra do Bugres.

Parlamento Juvenil do Mercosul

O Parlamento Juvenil do Mercosul é uma iniciativa do Setor Educacional do Mercosul que visa promover a identidade juvenil e a conscientização dos jovens sobre os problemas da região.

O programa incentiva estudantes do ensino médio a debaterem temas relevantes, como “Integração regional e mudanças climáticas” e “Jovens e trabalho”, fortalecendo a cidadania, a democracia e a participação juvenil na sociedade.

Durante os quatro dias, os participantes puderam debater sobre a cidadania digital, integração regional e mudanças climáticas. Ao todo, o evento contou com a participação de 46 estudantes, sendo 27 de ensino médio de escolas públicas do Brasil, 19 uruguaios e 5 argentinos.