Estudante de Concórdia ganha concurso Jovem Senador e vai à Brasília para programação especial

Santa Catarina

11.09.2023

A estudante Emilie Caroline de Rossi, da escola EEB Vidal Ramos Júnior, de Concórdia no Oeste de Santa Catarina, foi uma das ganhadoras do concurso “Jovem Senador 2023” e foi convidada para ir até Brasília, junto com o professor de filosofia Ivanir Bertan para participar da Semana de Vivência Legislativa que aconteceu no Palácio do Congresso Nacional, durante os dias de 21 a 25 de agosto. O evento contou com programações voltadas para integrar os jovens no cotidiano dos senadores, e também na criação de projetos de lei para um país melhor.


A estudante fala  sobre a experiência e a lei criada pelo seu grupo: “Todos os jovens foram divididos em três comissões temáticas: Nísia Floresta, do meio ambiente e saúde; Cecília Meireles, da educação; e Sobral Pinto, da cidadania e cultura. Eu fui escolhida na comissão Nísia Floresta, onde desenvolvemos um Projeto de Lei que estabelece a obrigatoriedade de que todos os estudantes realizem os exames auditivos e oftalmológicos ao realizar a matrícula no ensino fundamental. “


Na programação, diversas atividades voltadas ao dia a dia do Senado. Houve uma cerimônia de apresentação de todos os 27 alunos selecionados, em que  cada um contou um pouco sobre o seu município e a escola onde estudam. A abertura da semana ocorreu  junto com a comemoração de 10 anos da execução do projeto, com a participação dos jovens senadores de edições passadas, que relataram um pouco de suas experiências.

Durante o evento os alunos tiveram que criar e debater três projetos de lei para serem desenvolvidos nas escolas do Brasil, enquanto os professores participavam de palestras de cunho socioeducativas. No último dia, os alunos apresentaram suas propostas e participaram de debates em torno das pautas trazidas. No final, tiveram seus projetos aprovados e serão analisados pelos senadores oficiais do país. 


O professor Ivan termina elogiando a jovem: “Emilie sempre foi uma aluna muito dedicada e focada nos estudos e naquilo que quer para o futuro.” E assegura que a escola EEB Vidal Ramos Júnior estará concorrendo nos próximos anos neste projeto para poder dar essa oportunidade para outros alunos.