Estudante de Feira de Santana apresenta projeto no Chile sobre alternativa alimentar em comunidades quilombolas

Bahia

09.12.2022

Um projeto que visa desenvolver hortas robotizadas em comunidades remanescentes de quilombo, em especial na comunidade da Matinha dos Pretos, situada no distrito de Santa Quitéria, em Feira de Santana, ganhou notoriedade internacional e levou o estudante Ivisson Souza Ribeiro para o Chile. Acompanhado pela professora Maura Evangelista dos Santos, do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Feira de Santana, Ivisson participou do Encontro Internacional Concausa, programa da Organização das Nações Unidas (ONU), em Santiago, e teve a oportunidade de apresentar o projeto para autoridades da América Latina, incluindo o presidente chileno Gabriel Boric.

Denominado de “Plantar vida, grupo nobis: combatendo a insegurança alimentar com a produção de plantas alimentícias não convencionais (PANC’S), com uma horta robótica em uma comunidade remanescente de quilombos na região de Feira de Santana”. A ideia é criar uma rede de diálogo e parcerias para que sejam cultivadas espécies regionais, como o hibisco, taioba, bredo e ora-pro-nóbis com sensores eletrônicos, que irrigam de forma automatizada as plantas com a quantidade necessária de água. Com alto teor nutricional, estas plantas podem servir para o consumo da comunidade e geração de emprego. Além disso, o projeto também tem um foco na sustentabilidade hídrica.

Para Ivisson, a experiência despertou uma vontade ainda maior de aperfeiçoar o projeto em prol da coletividade. “Passamos por várias atividades e dinâmicas para estimular os jovens a desenvolverem seu ativismo social. Participar deste evento estava completamente fora da minha realidade. Senti uma junção de orgulho e desespero, porque foi uma responsabilidade grande levar a voz de todos os jovens presentes e representar a América Latina e o Caribe neste momento. Percebi que posso sonhar ainda mais alto e contribuir com um futuro melhor para todos”.

O projeto também envolveu as participações das estudantes Suellen Tínel e Evelyn Moreira, e da professora Anália Emília do CJCC. A professora Maura Evangelista falou sobre os desdobramentos da ação a partir desta vivência. “Pensamos na construção do projeto, com o foco social, sustentabilidade e insegurança alimentar, porque a produção da ciência precisa garantir que o conhecimento sirva para a vida e que ela tenha sentido para os estudantes e comunidades que estão inseridos. As plantas selecionadas são de incidência na região e estão condicionadas e adaptadas ao clima, são recursos sustentáveis que podem entrar em uma produção”.

O coordenador executivo de Programas e Projetos Estratégicos da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), Marcius Gomes, destacou que o protagonismo dos estudantes reflete o investimento realizado em políticas públicas, como o estímulo à iniciação científica nas escolas estaduais. "Nossas políticas envolvem oportunidades para a juventude pensar de forma grandiosa e nos mostra que o melhor caminho para transformar a vida dos jovens é a educação".

Concausa – Trata-se de uma ação realizada pelo programa América Solidária; pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). O objetivo é incentivar e dar visibilidade internacional a projetos realizados por adolescentes que possuem potencial para a concretização da Agenda 2030 da ONU, plano internacional com metas para a construção de desenvolvimento sustentável.