Estudante do Tocantins é a primeira colocada na fase regional no concurso de cartas dos Correios

Tocantins

07.05.2025

A Escola Estadual Vila Guaracy, de Gurupi, é bicampeã na Etapa Estadual no Concurso Internacional de Redação de Cartas dos Correios. A estudante Kauanne Ribeiro da Silva, do 9º ano, foi a estudante classificada. 

O Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens é promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça, e busca fomentar a escrita e a alfabetização por meio da arte epistolar, além de incentivar a expressão da criatividade e o desenvolvimento dos conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes.

No Brasil, o concurso fica a cargo dos Correios e é desenvolvido em três fases: escolar, estadual e nacional. A quarta etapa - fase internacional - fica a cargo da UPU. Esse é o 54º Concurso Internacional de Redação de Cartas cujo tema foi “Imagine que você é o oceano!”.

A premiação para o estudante vencedor foi de R$ 2.300 na etapa estadual e para a escola, R$ 2.500. Kauanne Ribeiro da Silva comenta sobre sua participação no certame. “É a segunda vez que participo. Na primeira vez, a carta não passou nem na seleção da escola. Neste ano, minha felicidade foi de ter passado a carta adiante. É uma sensação única vencer a etapa estadual. Representa um reconhecimento para a escola e para meu histórico de estudos”, pontuou a estudante.

Professor orientador, Wanderson Lima falou sobre o desafio. “Temos um trabalho com a leitura e a escrita e, pensando nos concursos, conseguimos envolver mais estudantes. Com muito esforço, dedicação, foco e vontade de melhorar é que podemos alcançar o sucesso. Com tudo isso, somado ao potencial dos estudantes, é que chegamos ao final do certame na fase estadual”, destacou.

A diretora da unidade escolar Vila Guaracy, Aparecida Ramalho dos Passos, falou do sentimento em ter alcançado o primeiro lugar. “Recebemos com alegria o resultado. É a segunda vez que a escola alcança essa classificação. Nós acreditamos sempre na capacidade de cada estudante. É fruto de muito trabalho e incentivo aos estudantes para fazer uma educação pública de qualidade”, finalizou a diretora.

Abrão de Sousa/Governo do Tocantins