Mato Grosso do Sul
27.05.2025O jovem Miguel Pergher de Oliveira, estudante do Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação (CEAM/AHS), alcançou o 6º lugar na edição 2024 da Olimpíada Brasileira do Saber (OBS), que reuniu estudantes de todas as regiões do país. A conquista se deu entre mais de 100 mil inscritos, reforçando o protagonismo dos alunos sul-mato-grossense em competições de alto nível intelectual.
Como reconhecimento pelo excelente desempenho, Miguel foi selecionado para participar da II Jornada do Saber, evento que ocorrerá no estado do Rio de Janeiro. Durante cinco dias, os estudantes vivenciarão uma programação intensa, com oficinas, cursos e desafios voltados a áreas como matemática, robótica e empreendedorismo. A jornada oferece também certificação e premiações para os participantes que se destacarem nas atividades.
Criada em 2014, a OBS tem como proposta incentivar o aprendizado por meio de provas interdisciplinares e cooperativas. Direcionada a alunos do 8º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, a competição é dividida em três etapas, com foco em lógica, argumentação, resolução de problemas e criatividade.
Em 2024, Miguel já acumula 19 conquistas em olimpíadas nacionais e internacionais, com destaque em áreas científicas e tecnológicas. Ele é atendido pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) do CEAM/AHS, sob orientação da professora Elke Penha Benites e coordenação de Maria Eugênia B. Nachif.
A gerente pedagógica do CEAM/AHS, Eliane Morais, ressaltou que o desempenho de Miguel reflete seu comprometimento e habilidades excepcionais. Já a superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica da SED/MS, professora Adriana Buytendorp, destacou que a conquista evidencia os avanços na educação voltada a estudantes com altas habilidades no estado.
Para o secretário de Estado de Educação, professor Helio Daher, o resultado obtido por Miguel representa o esforço conjunto entre instituições, educadores, estudantes e suas famílias. “É esse trabalho colaborativo que torna possível uma educação inclusiva e de excelência, capaz de valorizar e desenvolver talentos em diversas áreas do conhecimento”, afirmou.
Texto: Jackeline Oliveira, SED
Fotos: Arquivo