Tocantins
30.06.2025A estudante Maria Eduarda Oliveira Primo, do Colégio Estadual Cristo Rei, de Pedro Afonso, é a vencedora do Tocantins na etapa estadual do concurso de redação do Programa Jovem Senador 2025, promovido pelo Senado Federal. Este ano o tema da redação foi “Emergência Climática: pense no futuro, aja no presente”.
A jovem, junto de mais 26 estudantes, cada um representando um estado e o Distrito Federal, participa da Semana de Vivência Legislativa proporcionada pelo Programa, que acontece entre os dias 18 e 22 de agosto, em Brasília.
A estudante Maria Eduarda revela que ficou muito feliz com o resultado. “É uma oportunidade de viver uma experiência incrível, que está sendo proporcionada por meio da leitura, meu esforço e dos estudos. Sempre tive o hábito de leitura, e creio que isso me ajudou no meu desenvolvimento pessoal e a me expressar melhor por meio das palavras”.
Em sua redação, Maria Eduarda abordou um tema atual e conectado à literatura. “A minha redação trata da emergência climática como uma ameaça urgente ao futuro do planeta, comparando-a com o cenário distópico do livro ‘O Conto da Aia’, de Margaret Atwood, que retrata um futuro sombrio causado por erros do presente. Destacando que é essencial agir agora, com educação ambiental, investimentos em energias limpas e mudança de hábitos individuais e coletivos, para garantir um futuro sustentável”, explicou.
A coordenadora de área do Colégio Estadual Cristo Rei, Cristiane Comin, afirma que além da alegria, essa conquista representa o reconhecimento e esforço de todos envolvidos. “Certamente evidencia o trabalho e o compromisso incansável dos professores da escola pública, bem como a capacidade, o talento e envolvimento de nossos estudantes com a educação. A Maria Eduarda demonstrou dedicação, criatividade e conhecimento para a construção da redação e me sinto muito feliz de ter acompanhado”, pontuou.
Jovem Senador
O Programa Jovem Senador, promovido pelo Senado Federal, tem como objetivo incentivar a reflexão dos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal sobre política, democracia e cidadania, além de proporcionar a oportunidade de visitar o Senado Federal e conhecer sobre a estrutura e o funcionamento do poder legislativo no Brasil. Os alunos também têm a chance de apresentar projetos que, se aprovados, podem virar leis.
Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins
Gabriela Rossi/Governo do Tocantins