Estudante de Ponte Alta fala da transformação que o Programa Jovem Senador lhe proporcionou

Tocantins

24.03.2021

Josélia de Lima / Governo do Tocantins

O estudante Aldemir dos Santos Dias, 19 anos, compartilha a transformação na sua forma de pensar e agir, depois que conheceu e participou dos programas destinados aos estudantes do ensino médio, como o Programa Jovem Senador, Jovens Embaixadores e Parlamento Jovem.

Aldemir conta que ouviu falar desses programas em 2017, quando participava de uma conferência do grêmio estudantil promovido pela Diretoria Regional de Educação de Dianópolis. Ouvindo a dissertação dos programas, Aldemir sentiu o desejo de participar. Além das transformações que essas oportunidades lhe proporcionaram, ele alcançou o 2º lugar, na etapa estadual no Programa Jovem Senador, em 2019.

O jovem nasceu em Taguatinga, na região Sudeste do Tocantins e, atualmente, reside em Ponte Alta do Bom Jesus. Ele cursou a educação básica em escolas públicas e o ensino médio, na Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Agrícola David Aires França, localizada no município de Arraias, e atualmente cursa Direito na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Campus de Dianópolis.

“O Programa Jovem Senador transformou a minha vida, pois, me possibilitou enxergar a política, a sociedade, enfim, a vida sob um olhar mais crítico e amplo, além disso, o programa me motivou na escolha do curso de Direito, devido termos mais acesso a temas como legislação”, frisou.

O estudante participou do programa Jovem Senador em 2018, que teve como tema a Constituição Federal. Mesmo não sendo classificado na etapa estadual, no ano seguinte, ele participa novamente do programa que teve como tema ‘Cidadão que acompanha o orçamento público acompanha o Brasil’. “Em 2019, consegui enviar a redação no último dia. Eu fiquei impressionado com o resultado porque não esperava. Fiquei muito feliz em ser classificado em 2º lugar. Esse resultado me proporcionou um novo impulso na vida”, comentou.

O que leva o estudante Aldemir a fazer a diferença na vida, segundo ele, é estar sempre de olho nas oportunidades. É essa a lição que ele desejar deixar para os alunos do ensino médio.

“Diria a eles para não desistirem nunca dos seus sonhos, que a participação no Programa Jovem Senador e em outros projetos são de grande valia para a nossa formação educacional e pessoal. Quando participamos de programas destinados aos jovens, passamos a enxergar o mundo com outros olhos. Diria aos jovens que por mais que tenha as frustações, persista, não abaixe a cabeça em nenhum momento e vá atrás dos seus sonhos, dos seus objetivos, porque somos os autores de nossas próprias histórias”, finalizou.