Estudante deficiente visual de Mato Grosso recebe notícia de aprovação para intercâmbio na Inglaterra

Mato Grosso

27.02.2024

Lavinea Real dos Santos, moradora de Nobres, foi a primeira estudante da rede estadual a receber a notícia de que foi aprovada para participar do programa MT no Mundo e fará um mês de intercâmbio na Inglaterra. Ela, que tem deficiência visual, recebeu a notícia na manhã desta terça-feira (27.02), diretamente do governador Mauro Mendes, por meio de uma ligação de vídeo que emocionou os pais dela, professores e colegas de sala de aula. 

Ela tem 15 anos e é a primeira com deficiência visual que fará o intercâmbio para a Inglaterra. Lavinea estuda no 1º ano na Escola Estadual Professor Nilo Póvoas e  foi selecionada pela Plataforma Mais Inglês, com quatro certificados emitidos com média 95, disputando a vaga com os demais alunos selecionados.

“Parabéns pelo seu esforço, eu fico muito feliz. Você conseguiu ser classificada entre os cinquenta novos alunos a participar do programa, tirando a nota 9,5. Eu fico muito feliz de ver você conseguir, com seu desempenho e seu esforço, ser aprovada para ir à Inglaterra entre os 100 estudantes, filhos da escola pública, que farão intercâmbio durante um mês para aprimorar o inglês”, destacou o governador na ligação. 

Lavínia contou ao governador que só conseguiu entrar no curso em outubro do ano passado. “Fico feliz por conseguir ser selecionada para fazer o intercâmbio. Mesmo eu tendo entrado em outubro no curso, consegui os quatro certificados. Fico feliz por tirar a nota 9,5”. 

Para a mãe de Lavínia, Rejane Real de Matos, a aprovação da aluna para fazer o intercâmbio é resultado de muito esforço e dedicação. “Ela merece, muito, é muito dedicada. Vamos deixar ela ir para aprimorar o inglês”, falou a mãe.

O esforço da aluna também é reconhecido pela professora de Inglês, Rosinete Pinto Sampaio. “Ela é uma menina muito dedicada, se esforça bastante e merece tudo isso que está conquistando. Eu fico muito feliz e sou muito grata por tudo que estão fazendo por ela, pois ela se esforça muito. Conheço ela desde pequenininha e é muito gratificante ver isso”, ressaltou a professora. 

Essa não é a primeira vez que Lavinea recebe do governador uma boa notícia. Em abril de 2022, a aluna visitou o Palácio Paiaguás e recebeu das mãos de Mauro Mendes e da primeira dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, um óculos inteligentes com dispositivo de leitura que oportunizaram a ela uma condição de vida melhor. 

MT no Mundo

A lista preliminar dos  100 estudantes aprovados para participar da segunda edição do programa de Intercâmbio do Governo de Mato Grosso foi divulgada na manhã desta terça-feira (27).  O investimento do Estado no programa é de R$ 7 milhões.

Foram selecionados 100 estudantes da rede estadual de ensino de 51 municípios, distribuídos em 85 escolas, sendo 59 de ensino regular, 19 militares, 12 de ensino integral, 8 do campo e 2 confessionais. Do total de aprovados, 50 estudantes obtiveram as melhores médias na avaliação de saída de 2023 e outros 50 estudantes que conseguiram os melhores desempenhos na plataforma Mais Inglês e que apresentaram, no mínimo, quatro certificados mais avançados de níveis diferentes do curso de inglês, entre os 16 disponíveis no sistema.

Saiba mais aqui.