Estudante do Ensino Médio da rede estadual é aprovada em seleção do Rotary para intercâmbio

Goiás

09.03.2022

Maria Clara Silva Fernandes, 15 anos, estudante da 2ª série do Ensino Médio do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Pedro Vieira Januário, do município de Bela Vista de Goiás, acaba de ser aprovada no processo seletivo da agência de Intercâmbio de Jovens do Rotary. O Rotary tem um programa internacional que leva jovens para fazer intercâmbios em diferentes países. 

Os pais de Maria Clara, que participam do Rotary há vários anos, inscreveram a estudante e deram a ela total apoio na preparação para a prova, realizada no último dia 26 de fevereiro. O resultado saiu no mesmo dia, mas Maria Clara diz, ainda, estar em dúvida entre qual país escolher, se a França ou os Estados Unidos da América (EUA). 

Incentivos e preparação

A estudante de Bela Vista de Goiás, município que está a 45km da capital goiana, conta ter feito um curso de Inglês durante 5 anos e que, por isso, já se considera fluente. Contudo, mesmo já sabendo falar a língua, ela justifica que o seu foco nas aulas de Inglês aumentou nesse ano de 2022. 

A estudante afirma que, durante todo o processo, contou também com o apoio e o incentivo dos seus professores. Ela explica que por estudar em período integral, o foco nos estudos acabou aumentando: “eu acredito que, pelo fato das aulas serem o dia todo, faz com que nós, estudantes, nos aproximemos ainda mais dos professores.” 

O professor de Educação Física, Eletivas e Pós-Médio, Jeferson Eduardo Silva, diz que é muito gratificante ver os seus alunos acreditando na Educação. “É uma sensação única, um misto de gratidão e realização. Nos faz acreditar ainda mais que a Educação é a melhor forma de colaborar, modificar e até mesmo reverter certos quadros. Mas é claro, salientamos que muitas dessas ações só são possíveis pela estrutura que temos hoje em sala de aula”, afirma. 

Segundo ele, a experiência de intercâmbio é muita produtiva. Ele que já estudou em Paris, na França, busca sempre incentivar seus alunos a participarem de projetos como esse e, afirma que estar em contato com diferentes povos e sistemas de ensino, possibilita novas formas de aprendizados.  

“Como educadora da Maria Clara, a minha sensação é de que vale muito a pena transmitir conhecimentos, lapidar o estudante, fazê-lo traçar métodos e objetivos”, diz a professora de Língua Portuguesa, Vivian Soares, que também afirma estar muito orgulhosa da aluna. 

Sobre o intercâmbio 

O programa de intercâmbio do Rotary oferece para jovens, com idade entre 15 e 19 anos, a oportunidade de conhecer outras culturas, aprender novos idiomas e ampliar seus horizontes, além de inspirar os jovens a desenvolverem habilidades nos estudos, por meio da realização de um processo seletivos. Os intercâmbios são divididos em longa duração, com um ano acadêmico inteiro, e curta duração, que duram dias ou até três meses.  O Rotary Club é responsável por criar um ambiente seguro para os estudantes, cuidando para evitar riscos, instabilidades políticas, crimes e ou até mesmo doenças, que são gerenciados pela gestão do programa.