Estudante do Rio Grande do Norte é eleita presidente da Mesa Diretora do Jovem Senador, em Brasília

Rio Grande do Norte

19.08.2025

O Rio Grande do Norte segue se destacando nacionalmente. A estudante Keylla Adssa Barbosa, da Escola Estadual Santos Dumont, em Parnamirim, foi eleita presidente da Mesa Diretora do Jovem Senador, durante solenidade conduzida pelo senador Paulo Paim (PT-RS) nesta segunda-feira (18), em Brasília. Durante a cerimônia também tomaram posse a vice-presidente Darliane Crislaine Lima da Silva, de Alagoas, e os demais participantes da edição de 2025 do Programa Jovem Senador.

Com 17 votos dos representantes de outros estados, Keylla conquistou a presidência e passou a liderar os trabalhos dessa iniciativa, que simula o funcionamento do Legislativo brasileiro. A jovem potiguar participa, ao lado de estudantes de todo o país, de debates, proposição de projetos e atividades que permitem compreender, na prática, o papel do Parlamento na construção de políticas públicas.

“Essa conquista é muito importante, é uma honra porque estamos representando todos os jovens, é dar voz à juventude. Chegar até aqui mostra que a educação, que os nossos professores são essenciais na formação de um jovem consciente, a educação abre portas, gera oportunidades como essa que estou vivenciando aqui”, disse a estudante Keylla Adssa.

A estudante conta com a orientação do professor Christoffer Carvalho Medeiros, com quem também teve a experiência simbólica de subir a rampa do Congresso Nacional. "Como professor, estou tendo oportunidade de compartilhar conhecimentos e experiências com colegas de diversos estados do Brasil. O Programa Jovem Senador é uma ação de reconhecimento não só da dedicação dos estudantes, mas também do nosso empenho como professores, que mesmo em meio às adversidades, enfrentamos desafios para promovermos uma Educação de qualidade”, destacou o professor Christoffer Carvalho.

Promovido pelo Senado Federal desde 2008, o Programa Jovem Senador tem como objetivo incentivar a reflexão dos estudantes sobre política, democracia e cidadania, além de proporcionar o conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo brasileiro.

“A eleição de Keylla como presidente da Mesa Diretora do Jovem Senador 2025 é motivo de grande orgulho para toda a educação do Rio Grande do Norte. Essa conquista mostra a força, o talento e o protagonismo da nossa juventude, que se prepara não apenas para o futuro profissional, mas também para exercer, de forma crítica e cidadã, o seu papel na sociedade. O Programa Jovem Senador é uma oportunidade valiosa para que os estudantes compreendam, na prática, o funcionamento da democracia e possam sonhar com novos caminhos para o nosso país”, destacou a secretária de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer, professora Socorro Batista.

Em 2025, a temática escolhida — “Emergência climática: pense no futuro, aja no presente” — mobilizou comunidades escolares de todas as regiões potiguares e revelou talentos que foram além da escrita, demonstrando consciência social e compromisso com o futuro do planeta.

A equipe do RN no programa também é composta por Klevesson Queiroz, coordenador estadual do Jovem Senador. “Nesta edição 2025, a nossa alegria se multiplica por termos nossa estudante Keylla Adssa como presidente da Mesa Diretora do Jovem Senador. Agradecemos também a toda a equipe de professores, equipes escolares e assessores das Direcs que se empenharam tanto para levar o nome do nosso RN para o país", enfatizou Klevesson Queiroz, coordenador estadual do Programa Jovem Senador no RN.

O feito reforça o protagonismo da juventude potiguar na educação pública e o compromisso do Estado em incentivar oportunidades de formação cidadã. A escolha dos participantes no programa é feita através de um concurso de redação, organizado em parceria com as secretarias estaduais de Educação. Neste ano, o Jovem Senador bateu recorde de participação, com 4.202 escolas públicas estaduais inscritas e cerca de 170 mil redações enviadas.